Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Projeto Amanhã capacita mulheres e jovens de município no sertão pernambucano para produção de geleias
conteúdo

Notícias

Projeto Amanhã capacita mulheres e jovens de município no sertão pernambucano para produção de geleias

publicado: 20/03/2023 12h15, última modificação: 20/03/2023 12h15

Curso Produção de GeleiasMulheres jovens e adultas do município de Orocó, no sertão de Pernambuco, receberam treinamento para produção de doces e geleias com frutas regionais – uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio do Projeto Amanhã. O curso, que contou com 22 participantes, foi ministrado pela professora Maria Benilda dos Santos, instrutora com experiência em fabricação de polpas de frutas, compostas e geleias. 

De acordo com o superintendente regional da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, a ideia foi transmitir, às mulheres e jovens da região, técnicas de utilização de sobra de produção, transformando esse material em compotas de doces ou doces para festa. “Frutas que não são comercializadas, muitas vezes, acabam sendo perdidas. Por meio desse curso, queremos que esses jovens aproveitem um alimento que não seria utilizado para conseguir uma possível nova fonte de renda”, explicou. 

Sergiana dos Santos foi uma das participantes durante a semana. Ela conta que foram dias de muito aprendizado e que, além do curso, conhecer outras mulheres que têm o mesmo objetivo que ela foi importante. “Aprendi a fazer doces e geleias, coisa que nunca soube. Não quero parar por aqui. Queremos colocar em prática o que aprendemos para, quem sabe, trabalharmos juntas”, disse. 

A ideia de trabalhar em equipe poderá ser um caminho adotado para que a produção de doces e geleias em Orocó possa ser realizada de forma mais profissional. Jeciane Torres dos Santos, que também esteve no curso, conta que a ideia agora é formar uma cooperativa com quem esteve na semana de capacitação. “Eu, junto com as meninas, pretendo usar nossos conhecimentos formando uma cooperativa. De qualquer maneira, já quero colocar em prática esse aprendizado, mesmo sozinha, como MEI, enquanto não conseguimos formar nossa cooperativa”. 

Esse é apenas um dos muitos cursos e eventos de capacitação promovidos pela Codevasf por meio do Projeto Amanhã, que, em 2023, completa 30 anos de existência. O objetivo do projeto é fomentar a organização e capacitação de jovens na faixa etária de 14 a 26 anos, principalmente em áreas rurais. No início desse mês, graças ao trabalho realizado por meio do Projeto Amanhã, a Codevasf foi certificada, pelo quarto ano seguido, com o Sele Social DF – Ciclo 2022. A finalidade da iniciativa Selo Social é reconhecer empresas, entidades sociais e órgãos públicos que promovem desenvolvimento social e impactos positivos nas comunidades onde atuam.