Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Planos Nascentes elaborados pela Codevasf no Maranhão são destaque em reunião do Conselho de Recursos Hídricos do estado
conteúdo

Notícias

Planos Nascentes elaborados pela Codevasf no Maranhão são destaque em reunião do Conselho de Recursos Hídricos do estado

publicado: 02/06/2023 11h24, última modificação: 02/06/2023 11h24

Reuniâo SEMA 02Atendendo ao convite da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participou de reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Maranhão (Conerh/MA). O encontro foi realizado na Assembleia Legislativa do Maranhão e teve a participação das demais entidades que compõem o colegiado. O Conerh/MA é o órgão superior da política de recursos hídricos no estado.

Na ocasião, técnicos da Superintendência Regional da Codevasf no Maranhão apresentaram estudos e ações voltadas às bacias hidrográficas dos rios Parnaíba e Mearim. A chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf no estado, Wellian Santos, detalhou aspectos relevantes de produtos como o Plano Nascentes Parnaíba, o Plano Nascentes Mearim e o Diagnóstico da Situação dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba.

“Os Planos Nascentes oferecem propostas de atuação da Companhia em ações de revitalização das bacias, priorizando o aumento da disponibilidade de recursos hídricos. O foco dessas ações mira na preservação e na recuperação ambiental de nascentes a partir da implementação de ações e de práticas de conservação da água e do solo”, comenta o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Clóvis Paz.

Trata-se de uma continuação de outro encontro realizado em fevereiro, quando foram apresentadas informações sobre dois convênios firmados entre a Codevasf e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Os instrumentos totalizam investimento de R$ 5 milhões, que resultarão na elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itapecuru e na construção e aquisição de equipamentos para uma Estação de Monitoramento de Águas.

“Um dos objetivos do encontro foi apresentar outros produtos da Codevasf a fim de evitar que entidades diversas que trabalham concomitantemente pelo desenvolvimento e revitalização de bacias hidrográficas acabem por despender tempo e recursos financeiros de maneira desordenada e até sobreposta. Acreditamos, então, que a integração de discursos e o alinhamento de esforços podem ser mais eficazes naquilo que cada órgão se dispõe a trabalhar”, explica a gerente regional de Revitalização e Sustentabilidade Socioambiental da Codevasf no Maranhão, Éricka Cunha.

Noutro ponto da reunião também foi discutida a realização de um workshop de apresentação dos Planos como parte da programação alusiva às comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Além da Secretaria do Meio Ambiente, participaram representantes da Secretaria da Indústria, Comércio e Energia; da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano; do Instituto Nacional de Políticas Públicas; dos comitês de bacias do Itapecuru, Munim e Turiaçu; da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão; da Empresa Maranhense de Administração Portuária e de entidades da sociedade civil organizada.

Planos Nascentes

São estudos de campo e diagnósticos técnicos nos quais é possível identificar parâmetros sólidos para a recuperação das áreas degradadas e a preservação das bacias hidrográficas.

A persistência de práticas agrícolas inadequadas e o lançamento de esgotos sem tratamento ao longo das bacias, por exemplo, são apenas alguns dos problemas que causam, processos erosivos, salinização, dificuldade de acesso a água potável e formação de áreas desertificadas, dentre tantos outros danos.

Cresce, portanto, a importância dos Planos Nascentes, haja vista que são documentos dotados de rigor técnico e elaborados segundo as especificidades de cada bacia.