Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Nota da Codevasf sobre ações de suporte ao Projeto de Irrigação Boacica (AL)
conteúdo

Notícias

Nota da Codevasf sobre ações de suporte ao Projeto de Irrigação Boacica (AL)

publicado: 19/07/2023 11h37, última modificação: 19/07/2023 11h47

Sobre as ações realizadas pela Codevasf em suporte ao Projeto Público de Irrigação Boacica, localizado em Igreja Nova (AL), informamos:

1. Todas as decisões relacionadas à operação e à manutenção da infraestrutura de uso comum do Projeto Boacica, assim como a investimentos no empreendimento, são tomadas pela Codevasf em conjunto com o Distrito de Irrigação do Perímetro Boacica (DIB). Nas últimas semanas, a Companhia promoveu reuniões sobre o Boacica nos dias 12/06, 13/07 e 14/07 — em todas as ocasiões houve participação de produtores do Projeto e de membros do Conselho de Administração do Distrito.

2. Nos últimos cinco anos, a Codevasf investiu R$ 41 milhões no Projeto de Irrigação, em suporte a operação e manutenção, em estruturas flutuantes para captação de água em períodos de estiagem e em outras iniciativas de apoio ao empreendimento.

3. Atualmente a Codevasf mantém contrato de cessão da infraestrutura de uso comum do Projeto, inclusive da Barragem Boacica, com o Distrito de Irrigação do Perímetro Boacica. O contrato tem vigência de cinco anos, a partir de fevereiro de 2020, e visa à execução, pelo Distrito, das atividades de programação, controle, distribuição, guarda, administração, operação e manutenção de componentes do empreendimento, como obras civis, equipamentos e sistemas. A Codevasf cedeu ao DIB, por meio de contrato de cessão, equipamentos como duas escavadeiras hidráulicas, uma retroescavadeira, um caminhão caçamba, uma motoniveladora e um trator agrícola, além de veículos e de implementos agrícolas.

4. Neste mês de julho houve grande volume de chuvas, acima da média, nas bacias dos rios Boacica e Taquara, tendo sido registrado índice pluviométrico de 200 mm em apenas três dias na região de Igreja Nova. O elevado volume de chuvas provocou a inundação da parte mais baixa do Projeto de Irrigação Boacica. É importante registrar que o Boacica foi projetado para ter uma única safra anual, com início em setembro e conclusão em maio — assim, os meses de junho a agosto não teriam atividades produtivas, uma vez que os lotes situados nas áreas mais baixas do Projeto poderiam ter dificuldades de drenagem.

5. Como medida mitigadora relacionada a inundações, a Codevasf contratará serviços de dragagem dos rios Boacica e Taquara, o que permitirá que o escoamento de água seja mais rápido; o processo de contratação encontra-se em fase de documentação técnica. A Companhia também mantém tratativas para recuperação da Estação de Bombeamento Principal (EBP) do Projeto, estrutura que faz drenagem no rio Boacica quando o rio São Francisco está em cota elevada — haverá levantamento de custos para reforma de cinco conjuntos de motobombas e da edificação que sustenta esses conjuntos. Adicionalmente, a Codevasf adquiriu novas comportas para a Barragem Boacica; no momento encontra-se em curso o processo de contratação dos serviços de instalação das comportas.

6. As iniciativas listadas acima — que abrangem diálogo com produtores, investimento em infraestrutura, suporte com máquinas e equipamentos, transferência de gestão e adoção de medidas mitigadoras e preventivas — demonstram o compromisso permanente da Codevasf com o Projeto Público de Irrigação Boacica, responsável pela produção anual de 60 mil toneladas de itens agrícolas e pela manutenção de 10 mil empregos diretos e indiretos no estado de Alagoas.

Assessoria de Comunicação
Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba — Codevasf

19/07/2023