Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > No Dia Mundial da Água, Codevasf em Juazeiro promove apresentação sobre sistema alternativo de tratamento de água
conteúdo

Notícias

No Dia Mundial da Água, Codevasf em Juazeiro promove apresentação sobre sistema alternativo de tratamento de água

publicado: 23/03/2023 13h03, última modificação: 23/03/2023 13h20

Palestra Dia da Água Juazeiro 01Uma apresentação sobre o sistema alternativo de tratamento de água por meio de filtragem lenta direcionado para comunidades rurais, desenvolvido por técnicos da 6ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Juazeiro (BA), marcou a passagem do Dia Mundial da Água no município. O evento, realizado na quarta-feira (22), foi aberto ao público interessado em conhecer e utilizar essa alternativa para tratamento simplificado de água.

O responsável pela apresentação foi o engenheiro agrônomo Joselito Menezes de Souza, analista em desenvolvimento regional da Codevasf, que implantou o projeto em duas comunidades rurais na região Norte da Bahia, nos municípios de Juazeiro e Jaguarari, e obteve bons resultados na oferta de água potável. O sistema foi desenvolvido por Joselito Menezes, contando com a ajuda de outros técnicos da Codevasf e de diferentes empresas e laboratórios ligados à qualidade da água.

Em sua apresentação, Menezes destacou diversos aspectos sobre a importância do tratamento alternativo de água. Segundo ele, dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), mostram que cerca de 34 milhões de pessoas, ou seja, 16,3% da população não estava conectada à rede geral de abastecimento de água, e 93 milhões ou 45,9% da população não possuía acesso ao esgotamento sanitário. “Devido às suas peculiaridades e vantagens, o sistema por meio de filtragem lenta pode melhorar a qualidade de vida das populações rurais”, ressaltou.

A estrutura do sistema é composta por três caixas d’água dispostas em diferentes níveis, contendo como elementos filtrantes geotêxtil não tecido, areia e um dispositivo dosador que utiliza pastilhas de cloro para deixar a água resultante da filtração potável para consumo humano.

Sistema Alternativo de Tratamento de águaDentre as vantagens do sistema destacadas pelo técnico, estão o baixo custo de construção e manutenção; rapidez na instalação; elevada eficiência na remoção de turbidez; remoção de sabor e odor indesejáveis; baixo consumo de energia e outros.

O público avaliou positivamente a iniciativa. Para o engenheiro agrônomo Wagner Pereira Felix, professor de Bioquímica na Universidade Federal do Vale do São Francisco, o nível da apresentação foi excelente. “Parabenizo a Codevasf pela iniciativa de promover uma palestra sobre esse importante projeto. Com certeza, trará significativa melhoria para a população da zona rural no tocante ao abastecimento de água”, enfatizou.

Alternativa para oferta de água

O sistema alternativo de tratamento de água por meio de filtragem lenta atende as especificações constantes na Lei nº 14.026/220, que atualizou o Marco Legal do saneamento básico, e na Portaria Nº 888/2021, do Ministério da Saúde, que define os padrões de potabilidade de água para consumo humano.

A iniciativa já recebeu o Selo CREA-BA para atitudes transformadoras e foi destaque nos meios de comunicação regionais, sendo apresentado também em eventos abertos em outros estados do país.