Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > MIDR e Codevasf têm projeto para incentivar produção de camarão no Amapá
conteúdo

Notícias

MIDR e Codevasf têm projeto para incentivar produção de camarão no Amapá

publicado: 04/10/2023 09h58, última modificação: 04/10/2023 09h58

Evento no AmapáComo parte da programação da 52ª Expofeira do Amapá, que acontece no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá (AP), foi apresentado o projeto de implantação do Centro Integrado de Aquicultura e Pesca do Amapá por meio de parceria entre o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O evento contou com a presença do ministro Waldez Góes; do superintendente regional da Codevasf no Amapá, Hilton Cardoso, e outras autoridades.

O projeto tem como expectativa a produção de aproximadamente um milhão de peixes e 200 mil camarões apenas no primeiro ano de operação. De acordo com a secretária nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo, a ação é muito importante para mostrar ao Amapá as possibilidades que existem em relação ao desenvolvimento da cadeia produtiva da pesca e aquicultura. “Buscamos essa iniciativa porque a pesca e a aquicultura são cadeias produtivas muito promissoras no estado, mas ainda não estão no nível de maturidade que gere renda para o pescador”, explicou durante a apresentação do projeto.

Alexandre Delgado, chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, unidade da Codevasf localizada em Neópolis (SE), fez a apresentação técnica da ação e enfatizou o papel do centro. "Nossa projeção é que, dentro de três anos, no auge de sua produção, o centro possa gerar seis milhões de alevinos de espécies nativas, juntamente com um milhão de pós-larvas de camarão. Essa quantidade de pós-larvas seria destinada tanto ao repovoamento dos rios afetados pela escassez de Pitú quanto ao suporte de novos empreendimentos de cultivo em todo o Estado”, explicou Delgado.

Na avaliação do superintendente regional da Codevasf no Amapá, Hilton Cardoso, a instalação do centro de pesquisa vai ajudar na estruturação da cadeia da pesca no estado. “Com essa importante ação, vamos impulsionar os estoques pesqueiros na região, bem como a produção e a comercialização do pescado, uma das mais importantes atividades econômicas do Amapá”, ressaltou.

O Centro Integrado de Aquicultura e Pesca do Amapá abrigará uma variedade de espécies nativas, além do crustáceo Camarão-pitu, que será cultivada devido ao seu potencial econômico.

Acordo de cooperação na área de pavimentação

Ainda durante a 52ª Expofeira do Amapá, a Codevasf assinou um acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Transporte do Amapá (SETRAP). O objetivo da parceria é a união de esforços e o intercâmbio de conhecimentos para a execução de obras de pavimentação viária e pontes no estado, sem transferência de recursos financeiros entre as partes. O prazo de vigência do acordo será de dois anos.

Com informações: https://www.gov.br/mdr