Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > MIDR e Codevasf autorizam licitação para pavimentar área de acesso à comunidade indígena no Oiapoque (AP)
conteúdo

Notícias

MIDR e Codevasf autorizam licitação para pavimentar área de acesso à comunidade indígena no Oiapoque (AP)

publicado: 16/11/2023 19h54, última modificação: 16/11/2023 19h54

Ramal da Aldeia Manga 01O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento dos vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), autorizou, nesta quinta-feira (16), a realização do procedimento licitatório para contratação de obras e serviços de engenharia para pavimentação asfáltica do Ramal da Aldeia Manga, localizada a 18 quilômetros da sede de Oiapoque, no Amapá. O evento contou com a presença do ministro Waldez Góes; do diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira; do superintendente regional da Codevasf no Amapá, Hilton Cardoso, e diversas autoridades.

Para a realização da obra, está estimado um investimento de cerca de R$ 12,6 milhões. A ação prevê a pavimentação de 6,5 km de vias que receberão revestimento em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). Além da pavimentação, serão realizados serviços de drenagem, calçamento e sinalização.

Ramal da Aldeia Manga 02"Estamos autorizando a licitação de uma obra de pavimentação que vai integrar comunidades indígenas de Oiapoque ao centro do município. A obra é bastante aguardada e certamente promoverá mobilidade mais segura e eficiente às comunidades de povos originários. Entre os benefícios da pavimentação está o acesso facilitado a serviços públicos, para melhoria da qualidade de vida local. A pavimentação é um pilar essencial para a melhoria da infraestrutura e da qualidade de vida. A obra também promoverá crescimento econômico, com estímulo a atividades agrícolas e ao comércio", afirma Marcelo Moreira.

Pavimentação em Clevelândia do Norte

Como parte da agenda das autoridades no Amapá, o ministro Waldez Góes e Marcelo Moreira visitaram a primeira parte das obras de pavimentação asfáltica que estão sendo executadas pela Codevasf no distrito de Clevelândia do Norte, no Oiapoque, na área em que está instalada a Companhia Especial de Fronteira, do Exército Brasileiro. O investimento é da ordem de 4,5 milhões, recursos destinados pelo MIDR à Codevasf.

No local, está prevista a pavimentação asfáltica de 4,1 km de ruas, além de drenagem superficial (meio-fio e sarjeta) e sinalização horizontal e vertical. As obras, iniciadas em agosto deste ano, foram divididas em duas etapas: a primeira envolvendo o complexo militar e a segunda as demais vias do distrito, em virtude da previsão de realização da operação CORE 23, um exercício combinado entre os Exércitos do Brasil e dos Estados Unidos da América, que acontece de 29 de outubro a 20 de novembro.

O distrito de Clevelândia do Norte possui mais de 100 anos de existência e possui relevância estratégica para a garantia da soberania nacional. Fica  localizado às margens do rio Oiapoque, na fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa.