Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Livro revela impactos de projeto de irrigação da Codevasf em região do semiárido baiano
conteúdo

Notícias

Livro revela impactos de projeto de irrigação da Codevasf em região do semiárido baiano

publicado: 28/03/2023 09h51, última modificação: 28/03/2023 09h51

Lançamento livro projeto formosoA transformação de uma região tipicamente seca a partir da irrigação é uma realidade que pode ser comprovada na publicação “Projeto Formoso – impactos socioeconômicos e ambientais no município de Bom Jesus da Lapa”. O livro é fruto da dissertação de Mestrado do analista em desenvolvimento regional Demétrios Rocha, da 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

“É um trabalho que tem importância acadêmica para a avaliação de impacto e resultados das políticas públicas, no caso, a política de irrigação da Codevasf no Brasil. No exemplo do Formoso, o estudo evidencia a efetividade do investimento e da intervenção pública numa região tão sofrida do país que é o semiárido nordestino”, ressalta o autor.

Segundo ele, o trabalho apresenta, ainda, um histórico do pensamento econômico sobre desenvolvimento regional no mundo e sua influência no Brasil, evidenciado pelas ações dos projetos públicos de irrigação. “O livro nos auxilia a ratificar, de forma científica, a qualidade e o sucesso da Codevasf na política pública da irrigação no Brasil e, em especial, na região de Bom Jesus da Lapa, por meio do Projeto Formoso”, conclui Rocha.

Lançamento 2 - livro projeto FormosoO livro está disponível fisicamente na 2ª Superintendência Regional da Codevasf, em Bom Jesus da Lapa (BA), e na Biblioteca Geraldo Rocha, na sede da Companhia em Brasília. Também poderá ser consultado no site da empresa, na área de publicações: https://www.codevasf.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/biblioteca-geraldo-rocha/publicacoes.

Projeto Formoso

O Projeto Público de Irrigação Formoso é constituído por duas etapas – o Formoso A e H – que têm como fonte hídrica o rio Corrente, de onde saem dois canais de aproximação para abastecimento dos projetos.

De acordo com o balanço divulgado pe
la Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, em 2022, o projeto em Bom Jesus da Lapa registrou uma área cultivada de 9.525 hectares, onde atuam 1.133 produtores (a maioria, familiares), e uma produção de 237,6 mil toneladas de alimentos, com destaque para banana, laranja e tangerina. Também foram contabilizados mais de 27 mil empregos gerados (diretos, indiretos e induzidos) e um valor bruto de produção (VBP) da ordem de R$ 493,5 milhões.