Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Espaço Cultura Codevasf apresenta a mostra “Brasília um atelier ao ar livre”, em comemoração aos 49 anos da Empresa
conteúdo

Notícias

Espaço Cultura Codevasf apresenta a mostra “Brasília um atelier ao ar livre”, em comemoração aos 49 anos da Empresa

publicado: 14/07/2023 16h02, última modificação: 14/07/2023 16h02

Ipês, cambuís e flamboyants, céu de imenso azul ou fogo ardente do cerrado, moderna arquitetura, flora e fauna coloridas, toda essa riqueza cromática, peculiar a Brasília, está presente na exposição do artista plástico Otoniel Fernandes, “ Brasília um atelier ao ar livre”. A mostra é parte das comemorações do 49º aniversário da Codevasf e está aberta ao público de 17 de julho a 11 de agosto, no Espaço Cultura Codevasf, localizado na sede da empresa, em Brasília.

Brasília um atelier ao ar livre.jpegO artista selecionou 30 pinturas de um total de 60, produzidas ao ar livre, mas com acabamento em seu atelier. A técnica utilizada foi óleo sobre tela. “Nessa exposição eu quis representar Brasília tão bonita como ela é – sempre florida, sempre maravilhosa, muitos espaços, muito verde, muitos locais para contemplar, mesmo à despeito do dia a dia”, explica.

Otoniel já realizou outras exposições na Codevasf e diz ter uma grande paixão pelo Velho Chico e pelo rio Parnaíba. Segundo ele, talvez pela grandiosidade desses dois rios, genuinamente brasileiros, e também porque atravessam o Sertão. “Aliás, é uma paixão por todos os rios, já pintei também outros como o Tocantins, também pertencente à área de atuação da Companhia”, complementa.

O artista é adepto da pintura ao ar livre e utiliza técnica a óleo. Suas telas esbanjam luminosidade e vigor nas cores, com a espontaneidade das pinturas feitas no campo, onde capta os melhores momentos com paisagens e personagens.

Contato com a Codevasf

O primeiro contato do artista com a Codevasf foi em 1995, quando estava trabalhando no livro Guerra de Canudos, sob a ótica euclidiana. Otoniel precisou fazer pesquisas e recorreu à Empresa. Na época, o então presidente da Codevasf, Airson Bezerra Lócio, o convidou para participar de uma pesquisa de campo. Otoniel conseguiu pintar o rio São Francisco com apoio da Companhia e essa exposição fez parte da programação dos 25 anos da Empresa. “A Codevasf acreditou e apoiou os meus projetos, graças à sua vocação de incentivar o homem da terra, dos grandes rios. Ela olha pelo lado social, pelo desenvolvimento e pela cultura dessas comunidades”, enfatiza.

Sobre o artista

Brasília um atelier ao ar livre 2.jpegO artista nasceu em 1964, em Fortaleza (CE) e com 8 anos seu pai foi transferido para Brasília, com toda a família. Hoje ele vive na Chapada dos Veadeiros (GO). Otoniel pinta há mais de 45 anos. Começou a pintar nesta Capital, em 1979, sob a orientação do pintor Aluísio Santana. Realizou sua 1ª exposição individual na Sede da AABB, em 1982. Em 1983, entrou na UnB para cursar Licenciatura em Artes Plásticas.

Até 1995 fez dezenas de exposições individuais pelo país, e participou de vários Salões Nacionais de Pinturas.

A partir de 1996, o artista começou a trabalhar exclusivamente com exposições temáticas, e desde então publicou 15 livros de arte com essas exposições. Dentre suas obras temáticas, destacam-se as exposições e os livros inspirados na Guerra de Canudos, sob a ótica euclidiana; no rio São Francisco, “Velho Chico Ilustrado”; na Chapada dos Veadeiros, “Atelier ao Ar Livre na Chapada dos Veadeiros”; na Serra da Capivara, “Impressões da Serra da Capivara”; dentre outros.

Serviço:

Exposição: Brasília um atelier ao ar livre
Data: 17 de julho a 11 de agosto de 2023
Local: Espaço Cultura Codevasf, SGAN 601, Ed. Deputado Manoel Novaes, sede da Codevasf
Horário de visitação: 8h às 11h30 e 13h30 às 17h - Entrada gratuita
Informações: Assessoria de Comunicação (61) 2028-4448 ou 4769 – falar com Anoushe ou Jaciara