Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Espaço Cultura Codevasf abre mostra coletiva “São Francisco – tempo e eternidade” com coquetel para artistas
conteúdo

Notícias

Espaço Cultura Codevasf abre mostra coletiva “São Francisco – tempo e eternidade” com coquetel para artistas

publicado: 05/10/2023 11h57, última modificação: 05/10/2023 12h01

Exposição São Francisco de AssisArtistas participaram, nessa quarta-feira (04), do coquetel de abertura da exposição coletiva “São Francisco – tempo e eternidade”. O presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, elogiou os quadros, cuja maioria foi feita especialmente para a mostra; agradeceu a presença e entregou os certificados a todos os artistas presentes.

Essa é a primeira mostra nacional do Espaço Cultura e foi realizada para homenagear o santo protetor dos pobres e animais que deu nome à bacia hidrográfica do São Francisco. Ao todo, são 17 obras de artistas do Distrito Federal, Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, que poderão ser vistas, com agendamento, até o dia 27 de outubro.

São Francisco de Assis foi retratado nas mais variadas técnicas e estilos. A mostra apresentará o santo em acrílico sobre tela, óleo sobre tela, colagem em papel reciclado com folhas do cerrado, giz de cera, papel aplicado sobre madeira, mosaico de papel, papel canson com aplicação de tecido, pintura PVA, óleo sobre tela com interferência têxtil, acrílico sobre tela e canetas posca. Artistas brasilienses, paulistas, cariocas, baianos e paraibanos prestam sua homenagem a esse santo católico, que é um dos mais retratados na história da arte.

São Francisco de Assis: protetor dos pobres e animais

Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis, foi um frade católico da Itália e um dos santos mais populares da Igreja Católica. Nasceu rico, filho de comerciantes italianos, e depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o catolicismo de seu tempo. No dia 4 de outubro, é comemorado o Dia Mundial dos Animais e também a festa do santo italiano.

Sobre a Codevasf e a bacia hidrográfica do rio São Francisco

Exposição São Francisco de Assis 2A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Tem como missão promover o desenvolvimento regional de forma integrada e sustentável nas bacias hidrográficas, contribuindo para a redução das desigualdades.

A bacia hidrográfica do rio São Francisco é uma das áreas de atuação da empresa. Descoberto em 04 de outubro de 1501, pelos viajantes Américo Vespúcio e André Gonçalves, o rio São Francisco foi batizado pelos índios que habitavam a região de Opará, que significa rio-mar. Recebeu o nome de São Francisco em homenagem ao santo do dia.

SERVIÇO:

Exposição: “São Francisco – tempo e eternidade”

Data: 2 a 27 de outubro de 2023
Local: Espaço Cultura Codevasf, SGAN 601 Norte, Ed. Deputado Manoel Novaes, sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)
Informações e agendamento para visitas: Assessoria de Comunicação (61) 2028-4771 ou 4769 – Anoushe e Jaciara.
Horário: De segunda-feira a sexta (exceto feriados), das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h