Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Dirigentes da Codevasf participam da programação técnica da Fenagri
conteúdo

Notícias

Dirigentes da Codevasf participam da programação técnica da Fenagri

publicado: 11/08/2023 12h09, última modificação: 11/08/2023 12h10

Fenagri 01Como parte da programação da 28ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), em Petrolina (PE), foi realizado, na quinta-feira (10), o I Fórum de Debates sobre o Desenvolvimento do Semiárido Nordestino que contou com a participação de dirigentes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A abertura do evento contou com a presença do diretor de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf, Henrique Bernardes, representando o diretor-presidente da empresa, Marcelo Moreira, que foi um dos integrantes do painel sobre pesquisa, inovação e ESG (Environmental, Social e Governance).

O I Fórum de Debates sobre o Desenvolvimento do Semiárido Nordestino foi composto por quatro painéis sobre diversos temas. Na parte da manhã, foram apresentados “Consumo X Percepção de valor da fruta” e “Seguro mercado de capitais & crédito”, abordando o seguro safra, crédito cooperativo e microcrédito. Na parte da tarde, além da discussão sobre “Pesquisa, inovação e ESG” foi tratado o tema “Canais logísticos de exportação”.

Em sua explanação, Moreira ressaltou o trabalho da empresa ao investir em atividades produtivas com o objetivo de buscar alternativas de geração de riqueza e desenvolvimento em sua área de atuação. “A Codevasf oferece assistência à fruticultura no vale do São Francisco, por meio de infraestrutura, como construção de vias para escoamento da produção, fornecimento de água, orientação a produtores. Em 2022, só os projetos de irrigação geridos pela Codevasf na região alcançaram R$ 4,57 bilhões em valor bruto de produção e 4,03 milhões de toneladas em itens agrícolas, cultivados em 116 mil hectares. Apenas no polo Petrolina-Juazeiro, foram produzidos 2,9 milhões de toneladas, o que corresponde R$ 2,9 bilhões”, ressaltou.

Além do fórum sobre o desenvolvimento do semiárido nordestino, a 28ª Fenagri contou com a realização do III Workshop de citricultura no semiárido; seminário sobre tecnologia e inovação na fruticultura; minicursos; visitas técnicas; festival gastronômico e outras atrações.

A Feira

Fenagri 02A Codevasf é uma das patrocinadoras do evento, considerado o maior do segmento de fruticultura irrigada da América Latina. No estande promocional da empresa, os visitantes encontram expostos produtos da agricultura irrigada cultivados nos Projetos Públicos de Irrigação (PPIs) implantados pela Companhia na região, como uva, manga, goiaba e pera. Também estão em exibição máquinas e equipamentos para apoiar a produção agrícola e promover a melhoria na qualidade de vida da população, como trator e retroescavadeira.

A 28ª Fenagri, que termina neste sábado (12), acontece no Pátio de Eventos Ana das Carrancas. Na abertura da feira, na última quarta-feira (09), participaram diversas autoridades. O diretor de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf, Henrique Bernardes, participou da solenidade. Em seu pronunciamento, ele destacou a importância do desenvolvimento sustentável e a contribuição dos projetos de irrigação da Codevasf para o crescimento socioeconômico das regiões.