Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Comunidades rurais do Maranhão serão atendidas pela Codevasf com a instalação de banheiros secos
conteúdo

Notícias

Comunidades rurais do Maranhão serão atendidas pela Codevasf com a instalação de banheiros secos

publicado: 23/10/2023 15h18, última modificação: 23/10/2023 15h18

Módulo sanitário MAA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) firmou Termos de Cooperação Técnica com prefeituras do estado do Maranhão para a instalação de 234 módulos sanitários rurais, sendo 117 no município de Timon, 80 módulos em Caxias e 37 em Araioses.

Também chamados de banheiros secos, esses equipamentos modulares são pré-fabricados, o que permite rápida instalação. O funcionamento é simples, pois tratam os resíduos por desidratação. Contam ainda com um sistema de ventilação natural por meio de aberturas laterais na cabine, garantindo conforto térmico e ausência de odor no interior do sanitário.

“É uma tecnologia de fácil uso e manutenção. Não exige do beneficiário qualquer tipo de ferramenta ou material extra para manutenção, evitando custos não previstos para o beneficiário. Sem dúvida, trarão melhorias significativas nas condições de saúde das famílias atendidas”, comenta o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Clóvis Paz.

A celebração dos Termos possibilita a execução de forma conjunta das fases de levantamento prévio, seleção e capacitação dos beneficiários.

Escolha de beneficiários

A seleção de beneficiários em cada município leva em consideração critérios socioeconômicos apropriados de modo a garantir que, de fato, as pessoas mais necessitadas sejam beneficiadas. Nessa etapa da seleção, as famílias são informadas sobre o projeto e atestam o interesse em receber o equipamento.

Além disso, o processo de escolha das famílias prioriza residências localizadas em comunidades rurais, onde prevaleça situação de escassez hídrica, esgotamento sanitário precário e condições de pobreza e vulnerabilidade social. Tais condições são apuradas com auxílio das Secretarias de Assistência Social de cada município. Os beneficiários devem estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico.

Outras vantagens

Os banheiros instalados pela Codevasf não requerem água, aditivos químicos ou minerais, nem ligação à rede elétrica ou hidráulica para funcionar. A cabine é fabricada com material de alta resistência mecânica e química, não tóxico, impermeável e inodoro.

Pensando no bem-estar dos usuários, a estrutura do banheiro é fabricada para resistir à ação do vento, sem vibrações excessivas ou risco de tombamento. Possui alta resistência ao calor e aos raios ultravioleta, tendo em vista a necessidade de exposição constante ao sol.