Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Comitiva do Amapá visita projeto da Codevasf de produção do camarão-pitu, em Sergipe
conteúdo

Notícias

Comitiva do Amapá visita projeto da Codevasf de produção do camarão-pitu, em Sergipe

publicado: 28/07/2023 18h40, última modificação: 28/07/2023 21h02

Representantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e de órgãos públicos do Amapá estiveram em Sergipe para conhecer o projeto de produção de camarão-pitu realizado pela Codevasf no estado

Comitiva do AmapáNesta quinta-feira (27), membros do MIDR, Governo do Amapá, Embrapa Amapá e Superintendência Regional da Codevasf no Amapá estiveram no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (CIB), em Neópolis, onde são realizados os trabalhos de reprodução da espécie.

O MIDR estuda a criação, em parceria com a Codevasf, o Governo do Amapá e outros órgãos públicos no estado, de um projeto de pesquisa e produção de camarão-pitu semelhante ao existente em Sergipe, a fim de ampliar os estoques da espécie na foz do rio Amazonas. O grupo conheceu as instalações do CIB, com foco na estrutura de produção de camarão-pitu. A visita foi orientada por técnicos da Codevasf e professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), instituição que atua em parceria com a Codevasf no projeto.

A chefe de Gabinete do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Marilene Nascimento, parabenizou o trabalho realizado pela Codevasf e ressaltou a importância da troca de experiências entre estados que vivem experiências similares. “Nosso pensamento estratégico foi o de levar outras instituições a conhecer as boas práticas da Codevasf e reproduzir essa experiência no Amapá, que tem convivido com a escassez do camarão”, afirmou.

O superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Jefferson Costa, afirmou que a empresa está à disposição para cooperar com a implantação do projeto no estado do Amapá. "A comitiva veio aqui para ver de perto o trabalho que nós realizamos para identificar o que pode ser levado para o Amapá. É uma oportunidade para expandirmos esse trabalho e inclusive para trazer melhorias para nosso projeto", disse o superintendente regional.

Comitiva do Amapá, 28/07/2023Hilton Cardoso, superintendente regional da Codevasf no estado do Amapá, disse que a sobrepesca do camarão resultou em um cenário de desabastecimento e elevação dos preços, daí a necessidade de recomposição dos estoques. “O camarão é um produto bastante apreciado e de grande valor econômico, por isso temos o objetivo de levar tecnologia para realizar esse trabalho no Amapá”, explicou Hilton.

Além da visita ao CIB, a comitiva também conheceu um lote de produção de pescados no projeto de irrigação Propriá para conhecer aspectos do mercado local. Na sexta-feira (28), o grupo se reuniu na sede da Codevasf em Aracaju para discutir as próximas etapas dessa parceria, que deve incluir uma futura visita dos responsáveis pelo projeto de produção do camarão-pitu em Sergipe ao Amapá para conhecer a realidade do estado.

Desde seu início em 2018, a iniciativa da Codevasf em parceria com a Ufal já viabilizou a produção de mais de 60 mil pós-larvas de camarão-pitu em Sergipe, sendo 50 mil somente no ano passado. A projeção da Codevasf é produzir, em 2023, cerca de 100 mil pós-larvas da espécie, considerada em risco de extinção na bacia do rio São Francisco. O camarão-pitu é uma espécie de grande valor econômico, com impacto positivo para as comunidades ribeirinhas.