Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf recebe menção honrosa por desempenho no ranking do Relatório Foco em Custos, da Secretaria do Tesouro Nacional
conteúdo

Notícias

Codevasf recebe menção honrosa por desempenho no ranking do Relatório Foco em Custos, da Secretaria do Tesouro Nacional

publicado: 08/11/2023 11h19, última modificação: 08/11/2023 11h19

Fachada aéreaA Codevasf conquistou a 4ª posição entre as 19 empresas estatais dependentes da União no ranking de qualidade da informação de custos referente a 2022. A informação foi divulgada no Relatório Foco em Custos (RFC), elaborado pelo Ministério da Fazenda, por meio da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A Companhia obteve nota 7,0 e recebeu Certificado de Menção Honrosa pelo desempenho.

O reconhecimento de boas práticas na qualidade da informação de custos é dedicado às setoriais mais bem ranqueadas no relatório. Os rankings foram elaborados a partir de indicadores de implementação da contabilidade de custos por competência (regularidade e dispersão); de utilização das ferramentas de detalhamento de custos disponíveis no Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI); e de economicidade. Os indicadores foram apurados para as setoriais de custos de Ministérios, Advocacia-Geral da União (AGU) e Comandos Militares; universidades federais; agências governamentais e empresas estatais dependentes.

O diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, avalia que o desempenho da Companhia demonstra eficiência e transparência da empresa na gestão de recursos públicos. “A Codevasf está alinhada às melhores práticas de governança pública. A Companhia conta com gestão estratégica eficiente, com foco em ações que contribuem para o desenvolvimento regional. A empresa mantém firme compromisso com decisões baseadas no bom uso dos recursos e com a qualidade das informações sobre suas ações disponíveis para consulta pública”, afirma.

Em relação à nota geral dos órgãos e entidades, a Codevasf ocupa a 17ª posição, com evolução positiva nos indicadores entre 2019 a 2022. Em 2019, a empresa obteve classificação n° 63. No ano seguinte, a classificação evoluiu para n° 29. A análise da evolução do desempenho do conjunto das notas dos rankings foi elaborada com dois cenários: o primeiro traz a evolução entre 2019 e 2022, entendida como apresentando o efeito acumulado até 2022 desde a implementação dos rankings, em 2019; e o segundo, a evolução entre 2021 e 2022, apresentando o efeito incremental no período.

Sobre o Relatório Foco em Custos

O RFC é publicado anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional. O objetivo é oferecer à sociedade instrumentos de transparência sobre o uso dos recursos públicos, bem como fomentar entre os gestores governamentais o uso da informação de custos de forma alinhada às melhores práticas de governança pública.