Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf realiza primeiro peixamento do ano em Sergipe
conteúdo

Notícias

Codevasf realiza primeiro peixamento do ano em Sergipe

publicado: 10/01/2023 12h52, última modificação: 10/01/2023 12h52

Peixamento Sergipe 2023A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoveu o primeiro peixamento de 2023 no estado de Sergipe. Nesse domingo (8), foram lançados no rio São Francisco cerca de 100 mil alevinos de espécies nativas. A ação de repovoamento foi realizada no município de Neópolis como parte dos festejos de Bom Jesus dos Navegantes na região.

Ao todo, foram inseridos 96 mil alevinos de curimatã, 2 mil alevinos de piau, 2 mil alevinos de pacamã e 2 mil juvenis de camarão-pitu – esse último uma espécie considerada em risco de extinção na bacia do rio São Francisco. A ação teve a parceria da prefeitura municipal de Neópolis.

A produção das espécies é realizada no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (CIB), unidade de produção e pesquisa mantida pela Codevasf na zona rural de Neópolis. Em 2022, a unidade produziu cerca de 3 milhões de pós-larvas de pescados das espécies curimatã, pacamã, camarão-pitu, tilápia e tambaqui.

A produção de camarão-pitu é resultado de um projeto em parceria com a Universidade Federal de Alagoas. Os trabalhos tiveram início em 2018 a partir da instalação de um laboratório para a reprodução e larvicultura do crustáceo.