Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf realiza peixamento na Lagoa dos Tambaquis em Sergipe
conteúdo

Notícias

Codevasf realiza peixamento na Lagoa dos Tambaquis em Sergipe

publicado: 21/12/2023 14h15, última modificação: 21/12/2023 14h15

Peixamento Lagoa dos TambaquisA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou uma ação de repovoamento na Lagoa dos Tambaquis, no município de Estância/SE. Nessa quarta-feira (20), foram lançados 50 mil alevinos de tambaqui em diferentes pontos da lagoa. O objetivo da ação é prevenir a propagação da esquistossomose.

O tambaqui é um predador natural do caramujo hospedeiro da esquistossomose, e o seu uso para controle biológico da doença é considerado um método de baixo impacto ambiental. Além de proporcionar melhores condições de saúde para os moradores, a iniciativa também valoriza um importante ponto turístico do município, conhecido pela grande presença do peixe em suas águas.

O prefeito de Estância, Gilson Andrade, agradeceu à Codevasf pela realização do peixamento. “Duas vezes por ano, são disponibilizados alevinos em toda a extensão da lagoa. Estamos muito contentes por realizar mais essa ação que busca prevenir a infestação do caramujo e a contaminação da população. Fazemos uma avaliação contínua da água e temos tido um resultado muito positivo”, afirmou.

O superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Jefferson Costa, reforçou a importância da iniciativa. “Esse é um trabalho que a Codevasf iniciou há vários anos que contribuiu para o desenvolvimento econômico da região. É uma ação que surgiu para combater um problema de saúde pública, mas que hoje ajuda na geração de emprego e renda para o município”, declarou Jefferson.

Esse foi o segundo peixamento realizado pela Codevasf na Lagoa dos Tambaquis no ano de 2023. Os alevinos são produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (CIB), unidade mantida pela Codevasf na zona rural do município de Neópolis.