Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf realiza curso de capacitação em meliponicultura no Maranhão
conteúdo

Notícias

Codevasf realiza curso de capacitação em meliponicultura no Maranhão

publicado: 15/12/2023 18h07, última modificação: 19/12/2023 15h09

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoveu um curso de criação e manejo de abelhas sem ferrão no município de Bacabeira (MA). A capacitação busca a estruturação da cadeia produtiva da meliponicultura em atendimento à demanda da Associação de Moradores do Povoado de Campo de Perizes (Amocampe). Essa é mais uma promoção do Projeto Amanhã, ação da Codevasf que atende jovens da zona rural com cursos profissionalizantes, de acordo com suas vocações econômicas locais.

Codevasf realiza curso de capacitação em meliponicultura no Maranhão.jpegCriada há 12 anos e reunindo cerca de 50 associados ativos, a associação já possui casa de mel e, dentre outros programas e atividades desenvolvidos, trabalha com a criação de abelhas do gênero Apis (com ferrão). Agora, eles se preparam para iniciar as atividades com abelhas nativas, usando técnicas que proporcionem o manejo adequado das abelhas sem ferrão, a preservação dessas espécies e uma melhor forma de aproveitamento de seus produtos e subprodutos.

“A Codevasf no Maranhão vem atuando no fomento às ações de desenvolvimento territorial. A realização de capacitações como essa é importante para a qualificação de mão-de-obra e a melhoria da produção. Acreditamos que o curso irá alavancar ainda mais o setor da meliponicultura a partir da melhoria das condições da criação e manejo, com efetiva contribuição para a geração de emprego e renda principalmente para os jovens da Associação”, comenta o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Clóvis Paz.

“As informações passadas no curso vão ajudar todos os produtores a melhorar o manejo, aumentar a coleta e garantir uma renda extra às famílias”, avalia José Magno Silva, presidente da Amocampe. “A ação vai trazer melhorias no sustento da nossa comunidade, que é tão rica em potencial de produção”, comemora Ana Maria Pires, produtora associada.

Codevasf realiza curso de capacitação em meliponicultura no Maranhão 2.jpegO município de Bacabeira já foi beneficiado pela Codevasf com a restruturação da Unidade de Beneficiamento de Mel da Associação de Criadores e Produtores Rurais do Município de Bacabeira. Na ocasião, um dos objetivos foi atender às especificações exigidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela Vigilância Sanitária no que diz respeito a adequação às normas sanitárias e de higiene, o que agrega valor aos produtos. Já no apoio à comercialização da produção, foram doados equipamentos diversos, como tambores para acondicionamento de mel, baldes plásticos de 18 litros, bandejas de aço, baldes de inox de 20 litros com peneira e estrados em PVC.

Políticas de fomento à produção

A partir da concepção e da visão do espaço a ser trabalhado como um território que apresenta suas vocações naturais e identidades culturais, a Codevasf vem ampliando suas ações mediante o apoio a organizações de produtores. A concretização deste trabalho ocorre por meio do Programa de Arranjos Produtivos Locais (APL), com a estruturação das cadeias produtivas da fruticultura, horticultura, apicultura, ovinocaprinocultura, bovinocultura, piscicultura, economia criativa, dentre tantas outras, sempre com foco na agricultura familiar.

“Neste sentido, a principal estratégia para a realização do curso de capacitação em Criação e Manejo de Abelhas Nativas Sem Ferrão é a preparação de jovens e interessados na cadeia da meliponicultura, de modo a promover a melhoria do processo de produção. Com isso, a Codevasf traz desenvolvimento das ações de inclusão produtiva para o aumento da renda familiar e amenização das desigualdades regionais”, destaca o gerente regional de Revitalização e Sustentabilidade Socioambiental da Codevasf no Maranhão, Adenilson Oliveira.

O Maranhão é destaque em espécies de abelha sem ferrão, com uma diversidade de espécies nativas. Estima-se que a fauna de abelhas no estado seja de quase 640 espécies, mas, até o momento, apenas 23% (153 espécies) são reconhecidas.

Projeto Amanhã

O Projeto Amanhã é um projeto social criado para capacitar jovens e inseri-los na sociedade e no mercado de trabalho. Desde a sua implantação, em 1993, já foram beneficiados mais de 34 mil jovens. Por meio dele, a Companhia promove avanços nas estratégias de responsabilidade social, alinhando suas ações às propostas e metas dos programas do governo federal. Como resultado, jovens rurais são capacitados com autonomia e competência para trabalharem em empreendimentos agropecuários e agroindustriais. A coordenação do Projeto Amanhã na Superintendência Regional da Codevasf no Maranhão é da analista Jennifer Oliveira.