Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf realiza 19º Feirão de Artesanato com participação de 45 municípios
conteúdo

Notícias

Codevasf realiza 19º Feirão de Artesanato com participação de 45 municípios

publicado: 27/11/2023 15h25, última modificação: 27/11/2023 15h25

Feirão do Artesanato SergipeNo final de semana, a Codevasf realizou o 19º Feirão de Artesanato e Produtos Regionais. De 24 a 26 de novembro, mais de 130 artesãos e produtores familiares expuseram seus trabalhos na sede da 4ª Superintendência Regional, em Aracaju (SE). A feira reuniu representantes de 45 municípios sergipanos, quantidade recorde desde que o evento foi criado em 2003.

A artesã Cijane Barreto, do município de Aquidabã, contou estar muito satisfeita com a volta do evento, que deixou de ser realizado entre 2020 e 2022 devido às restrições da pandemia de Covid-19. “Já são 11 anos participando dessa feira e é sempre uma grande felicidade. Além das vendas, que são boas, é uma oportunidade para encontrar os amigos e trocar experiências com outros artesãos”, declarou. 

Durante os três dias de evento, foram expostos e comercializados diversos itens, incluindo cerâmica de barro, peças de madeira, renda irlandesa, crochês, itens fabricados em palha, além de especialidades culinárias. Além de facilitar a venda direta ao público, o Feirão cria um canal para que os artesãos fechem parcerias que garantam o fornecimento de seus trabalhos ao longo do ano, contribuindo para a geração de renda em suas comunidades.

O superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Jefferson Costa, ressaltou as parcerias que possibilitaram ampliar a estrutura do Feirão de Artesanato. “Um momento muito especial, porque marca o retorno desse evento que completa 20 anos de existência, sendo criado pela Codevasf em 2003. Para tornar ainda mais marcante, fizemos todos os esforços para viabilizar uma nova estrutura, com mais espaço e conforto para os artesãos”, afirmou.

Feirão do Artesanato Sergipe-2O diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf, Henrique Bernardes, elogiou a Superintendência Regional pela iniciativa. “O artesanato é uma das mais importantes formas de arte, que de maneira ímpar expressa a cultura de seu povo. Parabenizo não somente pela iniciativa, mas pelo empenho na constante melhoria e crescimento”, declarou Henrique, que representou o diretor-presidente Marcelo Moreira na solenidade de abertura na sexta-feira.

O 19º Feirão de Artesanato e Produtos Regionais foi realizado com apoio do Governo de Sergipe. O evento teve também a parceria de prefeituras municipais e de associações de artesãos do interior do estado.