Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf promove curso de fabricação de doces, geleias e compotas usando frutas regionais
conteúdo

Notícias

Codevasf promove curso de fabricação de doces, geleias e compotas usando frutas regionais

publicado: 19/12/2023 16h00, última modificação: 14/02/2024 15h57

Codevasf promove curso de fabricação de doces, geleias e compotas usando frutas regionais 2.jpgNo município de Glória, no Norte da Bahia, a Companhia de Desenvolvimento dos vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) capacitou jovens e merendeiras na fabricação de doces, geleias e compotas usando frutas regionais, como abacaxi, manga, goiaba e outras matérias-primas. O curso foi promovido por meio do Projeto Amanhã, ação da Codevasf que atende jovens da zona rural com cursos profissionalizantes, de acordo com suas vocações econômicas locais.

Com carga horária de 40 horas/aula, o curso foi realizado de 11 a 15 de dezembro, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Glória, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Secretaria de Educação.

No total, foram capacitadas cinco jovens, com idade entre 14 e 26 anos, e sete merendeiras que são acompanhadas pelo Cras e estão inseridas no CAD Único e no programa Bolsa Família, do governo federal.

A estudante Antônia Maria dos Santos Neta, de 26 anos, disse que a sua participação foi muito gratificante. “Gostei muito do curso. Foi muito importante tudo que aprendi”, frisou. Já a estudante Nayara Pereira da Silva, de 22 anos, achou “interessante aprender a fazer novos doces, utilizando macaxeira, cascas das frutas, ervas aromáticas para produzir geleias e compotas, ampliando a oportunidade de trabalho e poder gerar a própria renda".

Codevasf promove curso de fabricação de doces, geleias e compotas usando frutas regionais.jpgPara a coordenadora local do Projeto Amanhã, Greice Kelly, que atua na Unidade Regional Descentralizada de Paulo Afonso, "o Projeto Amanhã tem alcançado muitos jovens na região e dado oportunidade para que tenham mais autonomia e possam iniciar o seu próprio negócio para gerar renda.”

Projeto Amanhã

Instituído em 1993, o projeto social tem por objetivo fomentar a organização e a capacitação de jovens na faixa etária de 14 a 26 anos (estudantes de instituições de ensino regular), principalmente de áreas rurais, na área de atuação da Empresa. O Projeto Amanhã prepara os jovens para atuar com autonomia e competência em empreendimentos agropecuários e agroindustriais, proporcionando alternativas para sua inserção no mercado de trabalho. Desde sua institucionalização mais de 33 mil jovens participaram de suas ações educativas na área de atuação da Codevasf e tiveram, assim, melhorias de qualidade de vida e mais oportunidades de emprego e renda.