Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf promove ações de recuperação hidroambiental em áreas degradadas no semiárido do Piauí
conteúdo

Notícias

Codevasf promove ações de recuperação hidroambiental em áreas degradadas no semiárido do Piauí

publicado: 12/04/2023 12h57, última modificação: 12/04/2023 12h57

 Barraginhas no PIA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional no Piauí, concluiu projetos de recuperação hidroambiental em áreas pertencentes à bacia hidrográfica do rio Canindé, no semiárido piauiense. As ações foram realizadas nas microbacias da barragem Salgadinha e do açude Alto Bonito, em Simões, e do açude Tamboril, em Marcolândia, localizados no sudeste do Piauí. Mais de 70 famílias serão beneficiadas diretamente pela ação, além da população urbana dos municípios atendidos.

“Por meio dessas ações, a Companhia visa reduzir os impactos provocados pelas enxurradas ou degradação natural causada pelo uso do solo em regiões que já são propícias a esses desgastes”, explica Ocelo Rocha, superintendente regional da Codevasf no Piauí, em exercício.

As intervenções realizadas pela Codevasf envolvem a implantação de bacias de contenção de enxurradas (barraginhas) e a construção de terraços. As barraginhas ajudam a dissipar e a reduzir a velocidade da água, principalmente de chuvas que descem das regiões altas, carreando materiais, retirando as camadas orgânicas e produtivas dessas áreas ou mesmo acumulando material nos leitos. Já os terraços são faixas niveladas em declives de morros ou encostas, evitam também que as águas desçam com grande velocidade e ocasionem desgastes no relevo e no transporte de materiais (solo, pedras, vegetação e entulhos) para as áreas mais baixas.

No total, foram construídos aproximadamente 3 mil metros de terraços em nível. As estruturas foram implantadas em áreas com processos erosivos em fase inicial e cuja declividade possui indicação técnica para a implantação desse tipo de intervenção. Com relação às barraginhas, foram implantadas 251 estruturas desse tipo. As dimensões variam de 6 a 12 metros de diâmetro, com profundidade entre 1,5 a 2 metros.

Benefício comprovado

As ações de recuperação hidroambiental promovidas pela Codevasf beneficiam diretamente produtores rurais nas áreas atendidas. Os terraços em nível e as barraginhas, como práticas mecânicas de conservação de solo e água, captam as enxurradas, diminuem a erosão e elevam a infiltração de água. A água que poderia causar enchentes na estação chuvosa é armazenada nos solos e nas rochas e estará disponível nos mananciais na estação seca.

O produtor Celso Ediglê é um dos beneficiários dessa ação e avalia como positivo o resultado já alcançado com essa intervenção. “Durante os anos que já trabalhei na roça, esse foi o melhor benefício que já tivemos na região”, afirma. Na propriedade do agricultor, foram construídas nove barraginhas e 400 metros de terraços.