Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf promove 20º Seminário de Apicultura do Norte de Minas nesta quinta (19)
conteúdo

Notícias

Codevasf promove 20º Seminário de Apicultura do Norte de Minas nesta quinta (19)

publicado: 17/10/2023 10h57, última modificação: 17/10/2023 10h57

Evento discutirá diversos temas de interesse do setor apícola, com destaque para os avanços da cadeia produtiva do mel de aroeira

Mel de aroeiraO potencial econômico e sanitário da Indicação Geográfica (IG) do mel de aroeira do Norte de Minas será o principal tema a ser apresentado e discutido durante o 20º Seminário de Apicultura do Norte de Minas. O encontro será promovido pela Codevasf nesta quinta-feira (19), no espaço de eventos da Ordem dos Advogados do Brasil, em Montes Claros(MG).

A expectativa é de cerca de 1 mil participantes, entre apicultores, estudantes, produtores rurais, técnicos da área agrícola, fornecedores de equipamentos, agentes financeiros e dirigentes de entidades públicas e privadas. A programação será transmitida pelo canal da Codevasf no Youtube: https://www.youtube.com/@CodevasfOficial.

O sucesso, tanto econômico quanto social, da apicultura no Norte de Minas é comemorado pelo superintendente Marco Câmara, da 1ª Superintendência Regional da Codevasf, com sede em Montes Claros (MG). Ele cita as ações da Companhia que beneficiam em torno de 2 mil famílias de pequenos produtores rurais, com produção de aproximadamente 1.100 toneladas de mel por ano.

Câmara frisa que toda essa produção anual rende aos apicultores mineiros em torno de R$ 15 milhões. “Estamos e vamos continuar aprimorando o nosso trabalho e realizando investimentos nessa atividade de desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais”, enfatiza.

Segundo relatório de trabalho da atividade apícola, produzido por técnicos da Codevasf em Minas Gerais, o Norte de Minas apresenta uma diversidade de flora que, mesmo com restrições hídricas, obtém produções de mel compatíveis com a produtividade média nacional.

“Essa variedade de pasto apícola possibilita a produção de méis distintos, como o caso do mel de aroeira, pequi, cipó-uva e outros. Soma-se a isso a facilidade de uma produção orgânica, agregando uma qualidade que já alcançou os mercados nacional e internacional. Isso com apenas dois anos de obtenção do registro de Indicação Geográfica (IG) do mel aroeira”, explica o engenheiro agrônomo Alex Demier, chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Montes Claros.

Com a 20ª edição do Seminário de Apicultura do Norte de Minas Gerais, a Codevasf busca aprofundar as discussões a respeito da Indicação Geográfica (IG) do mel de aroeira, bem como os avanços da cadeia produtiva. Por meio de palestras, serão abordados assuntos que se referem à saúde das abelhas, comercialização e diversificação da produção.

São parceiros da Codevasf na coordenação desse evento o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR); Senar/Faemg; Sebrae, Emater/MG e Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (Coopemapi).

Programação

Mel de aroeira 2A abertura do 20º Seminário de Apicultura do Norte de Minas será às 9 horas, e o encerramento, às 16h30. A primeira palestra será sobre “Avanços, desafios e próximos passos na implementação da denominação de origem do mel de aroeira do Norte de Minas”, proferida por Carlos Tarrasón, técnico da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Na sequência, às 11 horas, Franklin Souza, técnico do Senar, especialista em apicultura, falará sobre as principais pragas apícolas, manejos e controles.

No período da tarde, a partir das 13h30, a consultora em Comunicação Maria Ribeiro e a diretoria da Coopemapi farão palestra sobre como os apicultores precisam se comunicar. Às 14h30, o coordenador regional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Rômulo Lage, falará sobre o uso consciente de defensivos agrícolas e a relação com a apicultura.

Encerrando o seminário, a partir das 15h15, o consultor Lucas Raad falará sobre a produção de própolis. Na sequência, haverá uma avaliação do encontro e a apresentação de propostas de ações a favor desse segmento produtivo.