Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf participa em Brasília (DF) de evento nacional na área da apicultura
conteúdo

Notícias

Codevasf participa em Brasília (DF) de evento nacional na área da apicultura

publicado: 23/11/2023 19h24, última modificação: 23/11/2023 19h24

ConbrapiPalestras, oficinas, mini cursos, exposição de produtos, insumos, tecnologia e serviços vão movimentar o setor apícola durante o XXIII Congresso Brasileiro de Apicultura e IX Congresso Brasileiro de Meliponicultura - Conbrapi, que começa nesta sexta-feira (24), em Brasília (DF), e termina no domingo (26). A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é uma das patrocinadoras do evento e está entre os expositores e integrantes da programação técnico-científica. Apicultores atendidos pela empresa também participarão do congresso.

O local escolhido para a realização do evento foi o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, na região central de Brasília. Uma estrutura com 51 mil m² foi montada para receber um público visitante estimado em duas mil pessoas por dia. Ao lado de outras instituições que trabalham em prol do crescimento e da valorização do segmento apícola, a Codevasf irá expor em seu estande as ações de apoio à cadeia da apicultura por meio de materiais gráficos ilustrativos, vídeos e exposição de equipamentos e produtos dos empreendimentos apoiados.

Para a programação técnico-científica, a Codevasf encaminhou trabalhos para exposição em forma de painéis e apresentação oral. São eles: “Estudo de caso: apoio da Codevasf para o incremento da produção de mel no município de Flores de Goiás”, de autoria dos técnicos da Codevasf, Renato Lessa, Miguel Farinasso, Walber Santos, Andressa Costa e Otávio Junio Souza; “Análise histoquímica do pólen apícola monofloral de Astronium Urundeuva (Anacardiaceae)”, produzido por Érica Mendes, da Codevasf, e técnicos da Unimontes; e o artigo “Codevasf fomenta a exportação de mel orgânico e economia solidária no semiárido piauiense’, elaborado por Ruana Iris Cruz, José Ocelo Júnior e Romualdo Ramos, da Codevasf, contando com a participação de técnico da Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi).

Também na programação técnica, o engenheiro agrônomo Alex Demier, chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Montes Claros (MG), irá integrar a mesa de debates sobre “Cooperativismo apícola: conquistas, desafios e visão de futuro”.

Conbrapi 02Apoio ao setor

A Companhia também está possibilitando a participação de apicultores apoiados pela Superintendência Regional em Montes Claros (MG) no evento. De acordo com Alex Demier, a empresa organizou uma caravana de 135 apicultores do Norte de Minas e do Jequitonhonha, contando com a parceria do Sebrae/MG. “A Codevasf custeia a hospedagem e a inscrição. O Sebrae financia o transporte”, explica Demier.

Durante o evento, os apicultores também estarão expondo no estande da Codevasf. No local, serão apresentados vários produtos, como mel de diversas floradas, incluindo o mel de aroeira com indicação geográfica, entre outros itens. “A Codevasf apoia os grupos e associações de produtores de forma global com a disponibilização de materiais básicos de produção, equipamentos de extração e beneficiamento de mel, capacitações, unidades de extração de mel em contêineres, entre outras ações”, explica Demier sobre a atuação da Codevasf junto ao setor apícola no Norte de Minas.

Conbrapi 03Em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, a Companhia fornece kits produtivos de apicultura (individuais e comunitários) com colmeias e materiais necessários à produção de mel, pólen, cera de abelhas, geleia real e própolis. Também são realizados acompanhamento e capacitação do público beneficiado.

Além disso, a Codevasf constrói entrepostos e unidades de beneficiamento de mel que possibilitam a organização e estruturação da atividade e o comércio de produtos de qualidade para o mercado consumidor.

Por todas as potencialidades que apresenta, a cadeia produtiva da apicultura foi inserida nas Rotas de Integração Nacional, denominada Rota do Mel. A rota é uma metodologia que trata do desenvolvimento econômico das regiões mais desiguais a partir de eixos logísticos, incorporando cooperação, tecnologia, acesso ao mercado e educação das populações situadas ao redor desses eixos.

Sobre o Conbrapi

Criado com intuito de demonstrar a importância do serviço de polinização das abelhas, bem como estimular a economia local e incentivar os criadores da produção apícola, da meliponícola e seus derivados, o congresso foi idealizado pela Confederação Brasileira de Apicultura CBA. Desde a primeira edição, em 1974, o Conbrapi mobiliza o setor por meio de suas federações e associações regionais espalhadas em todo o país, mobilizando mais de 5 mil pessoas em cada edição.

O congresso é o mais importante evento do Brasil na área apícola e é utilizado como um importante instrumento para irradiar informações entre os atores envolvidos no setor, que reúne pessoas e empresas de todos os segmentos da cadeia produtiva e do agronegócio apícola.

Serviço:
Conbrapi 2023 – XXIII Congresso Brasileiro de Apicultura e IX Congresso Brasileiro de Meliponicultura_
Data: 24 a 26 de novembro
Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade | Brasília – DF
Mais informações sobre a programação: https://www.conbrapibrasilia2023.com.br/