Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf oficializa entrega de equipamentos em evento alusivo ao Dia Nacional da Agricultura Irrigada, promovido pelo MIDR
conteúdo

Notícias

Codevasf oficializa entrega de equipamentos em evento alusivo ao Dia Nacional da Agricultura Irrigada, promovido pelo MIDR

publicado: 15/06/2023 16h41, última modificação: 15/06/2023 16h41

Em programação alusiva ao Dia Nacional da Agricultura Irrigada foram assinados termos para entrega de equipamentos que representam investimento de aproximadamente R$ 17,4 milhões

Dia Nacional da Agricultura IrrigadaA Codevasf realizou nesta quinta-feira (15), em Brasília (DF), a entrega simbólica de seis conjuntos de equipamentos, compostos por motoniveladora, pá carregadeira, escavadeira, rolo compactador e caminhão basculante. A entrega ocorreu durante cerimônia alusiva ao Dia Nacional da Agricultura Irrigada, promovida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). A Codevasf foi representada no evento pelo diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação, Luís Napoleão Casado.

As máquinas serão utilizadas em ações diversas, como as de conservação de solos, e atenderão a dois municípios mato-grossenses – Canarana e Confresa; e dois consórcios intermunicipais do estado – Portal do Araguaia e Região Sul; além de dois municípios goianos – Flores de Goiás e Cristalina. Cada kit representa investimento de cerca de R$ 2,9 milhões.

Agricultura irrigada

Dia Nacional da Agricultura Irrigada, BrasíliaNa abertura do evento alusivo ao Dia Nacional da Agricultura Irrigada, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou que a política de irrigação é uma prioridade para o governo federal. “Temos uma área imensa para avançar, mas precisamos que essa agenda seja ampliada com sustentabilidade, trabalhando fortemente a segurança hídrica e a revitalização de bacias hidrográficas e fontes, num pacto entre poder público e iniciativa privada”, pontuou.

O diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Luís Napoleão Casado, frisou a importância da agricultura irrigada e do trabalho da Companhia para o desenvolvimento regional. “Produzimos hoje, com tamanha qualidade, graças a um conjunto de fatores que envolve pesquisa e tecnologia; a atuação de profissionais que nos antecederam e dos que hoje realizam essa atividade; e a sabedoria dos nossos produtores. É um trabalho integrado, com muitos desafios a superar, mas que desenvolvemos com compromisso e responsabilidade”, afirmou.

Publicação da Codevasf

Dia Nacional da Agricultura Irrigada, 15.06.2023Como parte da programação, que incluiu assinatura, pelo MIDR, de portaria de criação do Polo de Irrigação Sustentável Centro de Mato Grosso e palestras com irrigantes e especialistas no assunto, houve, ainda, o lançamento do livro “Projeto Formoso – Impactos socioeconômicos e ambientais no município de Bom Jesus da Lapa”, fruto da dissertação de mestrado de Demétrios Rocha, analista em desenvolvimento regional da Codevasf.

A publicação apresenta uma avaliação sobre o impacto e os resultados das políticas públicas na área de irrigação no Brasil, por meio da atuação da Codevasf. “No exemplo do Formoso, o estudo evidencia a efetividade do investimento e da intervenção pública numa região tão sofrida do país que é o semiárido nordestino”, destaca o autor.