Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf no Piauí capacita produtores beneficiados com equipamentos agrícolas
conteúdo

Notícias

Codevasf no Piauí capacita produtores beneficiados com equipamentos agrícolas

publicado: 08/02/2023 13h51, última modificação: 08/02/2023 13h51

CURSO TRATOR PIAté a próxima sexta-feira (10.02), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realiza treinamento de operação de tratores e implementos agrícolas para beneficiários de associações atendidas pela Superintendência Regional da Codevasf no Piauí por meio de doações. Além de potenciais operadores dos veículos, a capacitação conta com a participação de técnicos da Codevasf e empresa de apoio contratada - Consórcio Nippon/Plena, num total de 20 participantes. O treinamento acontece na comunidade Contendas, no município de José de Freitas (PI).

O objetivo é aperfeiçoar as capacidades e habilidades de operação dos beneficiários do programa de doações de patrulhas agrícolas da Codevasf no Piauí, repassando conhecimento técnico para o uso dos equipamentos em tarefas pertinentes ao trabalho agrícola. “O intuito é fornecer ao operador conhecimento para adequação do equipamento para as atividades cotidianas, aperfeiçoando as capacidades e motivações na execução do trabalho”, explica o engenheiro agrônomo Daniel Gonçalves, da equipe organizadora do treinamento.

Durante a capacitação, serão abordados diversos aspectos sobre a correta operação dos equipamentos que serão tratados em aulas teóricas e práticas. Dentre outros assuntos, serão apresentados o painel de instrumentos e comandos operacionais; utilização de marcha, de grupo e rotação do motor; índice de patinagem e lastreamento dos pneus e outras funções, além da operação com arado de disco fixo, roçadeira, grade de disco, sulcador/subsolador e outros implementos. Serão abordadas também questões ligadas à segurança no trabalho e ao Código de Trânsito Brasileiro.

Os participantes avaliam de modo positivo a realização do curso. "É uma oportunidade de capacitarmos nossa comunidade, tanto para melhorar nosso trabalho quanto para darmos a eles uma nova profissão no futuro", afirma José Augusto, presidente da Associação de Moradores de Contendas.

Além da capacitação dos produtores, o treinamento atende a equipe de técnicos e apoio da Codevasf com intuito de atualizar conteúdos e aprimorar conhecimento para serem desenvolvidas futuras capacitações junto às entidades beneficiadas com doações de equipamentos.