Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf ministra curso de operação e manutenção de tratores para membros de comunidade terapêutica
conteúdo

Notícias

Codevasf ministra curso de operação e manutenção de tratores para membros de comunidade terapêutica

publicado: 05/10/2023 15h07, última modificação: 05/10/2023 15h18

Fazenda Paz 01A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional no Piauí, ministra, na zona rural de Teresina, curso de operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas para acolhidos da Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz, membros de associações rurais e Organizações Não-Governamentais (ONGs), além de funcionários da empresa pública federal. Ao concluir a capacitação, os egressos recebem certificados e estarão aptos a desempenhar a atividade. A capacitação termina nesta sexta-feira (06).

Com carga-horária de 40 horas semanais, o curso está sendo ministrado na unidade Luz e Vida, da Fazenda da Paz, e conta com aulas práticas e teóricas. Ao todo, são 17 participantes, sendo cinco deles oriundos da comunidade terapêutica, dez integrantes de entidades sociais, como o Movimento Pela Paz na Periferia (MP3), dentre outros. Durante o treinamento, a Codevasf também cede o material didático e equipamentos aos presentes.

Segundo o superintendente da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho, a ideia é ampliar o número de municípios e associações atendidas com a iniciativa. “São beneficiadas as associações que já tiveram equipamentos doados pela Companhia. Realizamos uma ação semelhante na comunidade Contendas, interior de José de Freitas (PI), e agora executamos em Teresina. Nosso planejamento é contemplar mais pessoas nas demais regiões do estado, sobretudo no sul. É um importante trabalho de recuperação e ressocialização de internos que deve ser replicado”, disse.

Fazenda Paz 02O coordenador da unidade Luz e Vida, Ronaldo dos Santos, avalia os impactos da capacitação no futuro dos membros da Fazenda da Paz. “É uma parceria de grande utilidade tendo em vista que os acolhidos precisam de motivação para permanecer no tratamento e, ao sair da comunidade terapêutica, já estarem com uma profissão no mercado de trabalho. Com o certificado emitido pela Codevasf, eles se sentem verdadeiramente aptos a trabalhar”, explica.

No local, a Codevasf também já ministrou cursos na área de agricultura e piscicultura, realizou a doação de alevinos e ração de peixes, bem como construiu um tanque para abrigar as espécies aquáticas.

Com a missão de acolher e reinserir dependentes químicos ao convívio social, a unidade da Fazenda da Paz, na capital, foi criada em 2010 e conta, atualmente, com 47 acolhidos.