Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf lança portal com informações geoespaciais sobre bacias hidrográficas e projetos de desenvolvimento
conteúdo

Notícias

Codevasf lança portal com informações geoespaciais sobre bacias hidrográficas e projetos de desenvolvimento

publicado: 13/07/2023 17h28, última modificação: 27/09/2023 12h23

Indicadores geográficos e dados sobre bacias hidrográficas e municípios. Essas são algumas das informações presentes no portal Geo Codevasf, ferramenta para acesso a conteúdos geoespaciais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), disponível para acesso no site da Empresa. O Geo Codevasf, lançado nesta quinta-feira (13/07), é uma ferramenta de suporte a iniciativas de desenvolvimento regional e de conhecimento de territórios e projetos da Companhia.

“As informações consolidadas no portal são relevantes para orientação técnica de ações da Codevasf, para análise de características específicas de cada estado e município e para identificação de oportunidades de desenvolvimento nas diferentes áreas de atuação da Empresa. Essas informações estarão agora disponíveis para outros órgãos de governo e para a sociedade, e são especialmente úteis em contextos de pesquisa e de formulação de projetos e ações de desenvolvimento regional sustentável”, afirma o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira.

O usuário do Geo Codevasf poderá acessar dados sobre a realidade de determinado município em relação a segurança hídrica e esgotamento, por exemplo. No campo Dados Estatísticos é possível ter acesso a dados e indicadores socioeconômicos dos 2.675 municípios que se encontram na área de atuação da Companhia, como Produto Interno Bruto dos Municípios (PIB-M), Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e coeficiente de Gini, usado para medir a concentração de renda. A composição desses indicadores sociais também está detalhada, o que facilita o entendimento e o uso dos dados.

“A geoinformação é exibida de maneira organizada e dinâmica, de modo a facilitar a leitura. Diversas ferramentas e funcionalidades estão sendo desenvolvidas para o portal visando a atender necessidades corporativas e da sociedade, com destaque para os observatórios temáticos, que serão disponibilizados em breve, e geosserviços”, explica Renan Nascimento, especialista em georreferenciamento, responsável pelo projeto. O Geo Codevasf foi desenvolvido pela Unidade de Suporte Geotecnológico da Companhia.

Entre os documentos disponíveis para consulta estão o Plano Diretor para o Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Planvasf), publicado pela Companhia em 1989, o Plano de Ação para o Desenvolvimento Integrado da Bacia do Parnaíba (Planap), publicado pela empresa em 2006, os planos de nascentes de diversas bacias hidrográficas e os Cadernos de Caracterização, que disponibilizam informações sobre unidades da Federação inseridas em novas áreas de atuação da Codevasf.

Acesse o Geo Codevasf: https://geoportal.codevasf.gov.br/portal/apps/sites/#/geoportal-codevasf-grkd.