Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf irá capacitar produtores de caprinos e ovinos do Piauí sobre manejo sanitário
conteúdo

Notícias

Codevasf irá capacitar produtores de caprinos e ovinos do Piauí sobre manejo sanitário

A capacitação acontecerá no dia 08 de março, em Caxingó (PI). As inscrições já estão abertas
publicado: 10/02/2023 09h46, última modificação: 10/02/2023 09h46

curso ovinos PIA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional no Piauí, promoverá capacitação básica em manejo sanitário de caprinos e ovinos, no dia 08 de março, na sede da Associação do Assentamento São Caetano, em Caxingó (PI). O objetivo é capacitar pequenos criadores na adoção de práticas de manejo sanitário que irão diminuir o aparecimento de doenças nos rebanhos, trazer melhores resultados para o criatório e reduzir o impacto econômico causados por esses problemas, aumentando assim a produtividade.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link https://www.even3.com.br/capacitacao-caprinos-e-ovinos/. Podem participar produtores, técnicos da área, estudantes, gestores públicos e demais interessados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (86) 3322-4034 – Escritório Apoio Técnico da Codevasf em Parnaíba.

Por meio de recursos audiovisuais, serão apresentadas aos participantes as principais ações no manejo sanitário e, em seguida, promovido treinamento prático. Serão abordadas informações sobre as principais doenças que acometem o rebanho, como parasitoses, coccidiose, miiase ou bicheira, mal do caroço (linfadenite caseosa), piolho e sarna. Na abordagem, serão tratadas também as medidas preventivas das doenças, calendários vacinal e de vermifugação.

Uma das principais justificativas para realização da capacitação deve-se à relevância quanto ao valor nutricional dos animais e, consequentemente, a sua importância econômica apesar de problemas decorrentes do manejo sanitário. “O rebanho de caprinos e ovinos representa uma das principais fontes de proteínas de alto valor nutritivo para o consumo humano. Eles têm uma relevante importância socioeconômica para as comunidades interioranas. No entanto, a produção e a produtividade destas espécies são limitadas devido a problemas sanitários, nutricionais e de manejo”, explica Rafson Varela, chefe do Escritório de Apoio Técnico da Codevasf em Parnaíba.

A capacitação acontecerá das 8h às 11h, com carga horária dividida entre teoria e prática. O instrutor será o médico veterinário Antônio Francisco Tajra Batista, extensionista rural a serviço da Codevasf junto ao Escritório de Apoio Técnico da Companhia em Parnaíba.