Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf inicia estudos para melhoria do sistema de drenagem do Projeto Salitre, em Juazeiro (BA)
conteúdo

Notícias

Codevasf inicia estudos para melhoria do sistema de drenagem do Projeto Salitre, em Juazeiro (BA)

publicado: 22/03/2023 09h26, última modificação: 22/03/2023 09h26

SalitreA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em parceria com o Distrito de Irrigação do Salitre (DIS), em Juazeiro (BA), iniciou estudos para melhorar o sistema de drenagem do Projeto Público de Irrigação Salitre. 

A iniciativa pretende identificar os pontos críticos do sistema de macrodrenagem do projeto, para, então, estabelecer ações necessárias à sua melhoria. A drenagem constitui uma parte essencial dos projetos públicos de irrigação, pois evita a ocorrência de inundações, encharcamento e salinização de solos.

Na última semana, representantes da Área de Gestão dos Empreendimentos em Irrigação da Codevasf (sede em Brasília), da Gerência Regional de Irrigação da 6ª Superintendência Regional em Juazeiro e do DIS visitaram unidades parcelares que têm apresentado problemas e avaliaram as condições atuais do sistema de macrodrenagem do projeto. 

"Há produtores que estão bombeando a água de drenagem, por falta de melhoria dos drenos existentes. Além da limpeza da vegetação, o sistema de macrodrenagem necessita da complementação com novos drenos", avalia o engenheiro agrônomo Hermínio Hideo Suguino.

Equipe técnica no SalitrePara o chefe da Unidade Regional de Gestão dos Empreendimentos em Irrigação, Ciro Petrere, essa ação é primordial para o desenvolvimento da fruticultura irrigada. "A ação faz parte de uma antiga reivindicação que finalmente está sendo atendida por meio do esforço de integração de ações da Codevasf para atender às demandas do DIS com relação à macrodrenagem do projeto, bem como a drenagem parcelar dos lotes familiares do Distrito", afirma.

Após a visita técnica, foram elencadas as ações a serem realizadas nos próximos meses, dentre as quais estão: levantamentos topográficos para subsidiar a elaboração de projeto básico de drenos a serem construídos e a manutenção dos drenos já existentes.

registrado em: , , ,