Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf entrega Sistema de Esgotamento Sanitário em Rio do Pires (BA) e autoriza execução de serviços em Tanque Novo (BA)
conteúdo

Notícias

Codevasf entrega Sistema de Esgotamento Sanitário em Rio do Pires (BA) e autoriza execução de serviços em Tanque Novo (BA)

publicado: 26/05/2023 18h19, última modificação: 29/05/2023 09h18

Rio do Pires (BA)Cerca de R$ 15 milhões foram investidos pelo governo federal, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), na implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do município de Rio do Pires (BA). O empreendimento, inaugurado nesta sexta-feira (26/5), beneficiará 5,5 mil pessoas no município. A estimativa é de que o sistema atenda 7,5 mil pessoas em 2040. O SES de Rio do Pires é composto por 37,4 mil metros de rede coletora, estações de bombeamento e estação de tratamento de esgoto.

Participaram da cerimônia de entrega da obra o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira; e o prefeito de Rio do Pires, Vânio de Gildásio, entre outras autoridades.

“Daqui a 20 anos, essa obra, que estamos inaugurando hoje, será suficiente para atender a cidade de Rio do Pires. O objetivo da Codevasf é entregar obras estruturantes, fortalecer o conjunto de ações do governo federal na sua região de atuação e aqui no estado da Bahia, além de ajudar a população no seu desenvolvimento econômico e social”, destacou Moreira.

Durante a inauguração, o diretor-presidente da Codevasf cumprimentou as autoridades presentes e convidou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, para participar da colheita da primeira safra do Baixio do Irecê, prevista para este ano. Moreira também afirmou que o Projeto de Irrigação do Iuiú, localizado a aproximadamente 250 quilômetros de Rio do Pires, está previsto para sair do papel no próximo ano.

A implantação de sistemas de esgotamento sanitário evita a contaminação de corpos hídricos e reduz a ocorrência de doenças de veiculação hídrica e a mortalidade infantil, além de promover outros benefícios socioambientais.

SES de Tanque Novo (BA)

Ainda nesta sexta-feira, em Tanque Novo, que faz divisa com Macaúbas, Botuporã, Paramirim, Caetité e Riacho de Santana, foi assinada ordem de serviço para a execução de obras de readequação e complementação do Sistema de Esgotamento Sanitário do município. A obra beneficiará 13 mil habitantes e receberá investimento de R$ 20 milhões. Em 2040, a previsão é de que 20 mil pessoas sejam atendidas pelo sistema. O superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Harley Xavier, e o prefeito de Tanque Novo, Paulo Ricardo Bonfim Carneiro, participaram da cerimônia de assinatura.

O empreendimento completo é composto por rede coletora de 57,2 mil metros, quatro estações elevatórias, estação de tratamento de esgoto e 3.566 ligações domiciliares. Também participaram do evento secretários nacionais e estaduais, parlamentares, prefeitos e vereadores da região, e autoridades e lideranças locais.