Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf e UFS ofertam disciplina de férias sobre reprodução de peixes
conteúdo

Notícias

Codevasf e UFS ofertam disciplina de férias sobre reprodução de peixes

publicado: 24/10/2023 10h10, última modificação: 24/10/2023 10h10

Parceria Codevasf e UFSPela primeira vez, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) ofertam, em parceria, uma disciplina para estudantes do curso de Engenharia de Pesca. As aulas, ministradas no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (4ª/CIB), tiveram início nessa segunda-feira (23). O objetivo é ensinar, aos alunos, técnicas de reprodução e larvicultura de peixes.

A disciplina de férias terá 45 horas-aula de duração, sendo 30 dessas horas correspondentes a aulas práticas. Durante o curso, os alunos aprenderão sobre manejo reprodutivo; seleção de reprodutores; métodos de reprodução artificial; acompanhamento do desenvolvimento de embriões; larvicultura; preparo de viveiros; processo de aclimatação de pós-larvas, entre outros tópicos. Ao todo, 12 estudantes se matricularam na disciplina.

As aulas se estendem até o próximo domingo (29) e são ministradas em conjunto pela professora Edenilce de Fátima Ferreira Martins, do Departamento de Engenharia de Pesca da UFS, e pelo engenheiro de pesca Alexandre Delgado, analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf. A oferta da disciplina de férias foi possível graças a um acordo de cooperação técnica em vigência firmado entre a Codevasf e a UFS.

A professora Edenilce Martins ressaltou a importância, para os estudantes, da associação do aprendizado teórico ao conhecimento prático. “A expectativa é de um aprendizado muito amplo. No setor de reprodução, dominar a prática é de extrema importância. É uma iniciativa excelente para o Departamento de Engenharia de Pesca, para a Codevasf e para os alunos, pois propicia a eles o acesso a manejo, infraestrutura e técnicos da área”, afirmou a docente.

O analista em Desenvolvimento Regional Alexandre Delgado disse que a disciplina representa uma alternativa de capacitação para a vida profissional do estudante. “Os alunos vão poder vivenciar o dia a dia de uma estação de piscicultura, acompanhando a rotina de profissionais com muita experiência na área de reprodução. Esperamos que essa disciplina possa se tornar permanente, reforçando a parceria com a UFS”, explicou o engenheiro de pesca.

O Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, localizado no município de Neópolis, é responsável pelas ações de recomposição da fauna pesqueira e de desenvolvimento da aquicultura realizadas pela Codevasf em Sergipe. No primeiro semestre de 2023, o CIB produziu 1,1 milhão de pós-larvas, com 17 peixamentos realizados e nove municípios sergipanos atendidos no período.