Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf é semifinalista no Concurso de Boas Práticas Correcionais 2023 da CGU
conteúdo

Notícias

Codevasf é semifinalista no Concurso de Boas Práticas Correcionais 2023 da CGU

publicado: 25/10/2023 12h11, última modificação: 25/10/2023 12h11

Sede da Codevasf BrasíliaO projeto “Reuniões Dirigidas”, realizado pela Corregedoria da Codevasf, é um dos semifinalistas da edição 2023 do Concurso de Boas Práticas Correcionais, organizado pela Corregedoria-Geral da União — vinculada à Controladoria-Geral da União. O projeto da Codevasf, que promove diálogo direcionado com empregados da Companhia sobre a atividade correcional a partir do trabalho específico de cada setor, está entre os seis semifinalistas na categoria de empresas estatais federais.

As atividades do projeto foram iniciadas no primeiro semestre de 2022 com a realização de reuniões dirigidas nas unidades da sede da Codevasf, em Brasília (DF). Em seguida, no segundo semestre de 2022, foi a vez das superintendências regionais da Companhia receberem as reuniões dirigidas da Corregedoria. Com isso, foi possível engajar cerca de 1.100 empregadas e empregados, o que corresponde a mais da metade do número total de profissionais da empresa, em um processo de sensibilização organizacional com foco no fortalecimento e na disseminação da cultura de integridade.

“Esse resultado comprova que estamos no caminho certo para o fortalecimento da cultura de integridade na Codevasf. Vamos continuar trabalhando para elevar cada vez mais as instâncias de governança da empresa”, afirma o diretor-presidente da Companhia, Marcelo Moreira.

A estratégia do projeto para introduzir temas da Corregedoria e promover a cultura de integridade consistiu em incorporar nas reuniões dirigidas temas relacionados às atividades diárias e específicas de cada setor. A partir daí, os pilares da atividade correcional, conhecida pela sigla PDPR (Prevenção, Detecção, Punição e Reparação), foram tratados de forma a contextualizá-los com a rotina de trabalho e as atividades de cada unidade.

De acordo com a corregedora da Codevasf, Vanessa Tolentino, a iniciativa foi muito bem recebida pelo corpo técnico da Codevasf. “Tivemos uma abordagem diferenciada, atraindo atenção para temas que nem sempre são de interesse de quem não trabalha diretamente com ações de integridade. Acreditamos que essas práticas exitosas podem ser replicadas em outros órgãos e esferas de poder com potencial para atingir uma gama de agentes públicos e de promover a Codevasf como protagonista em ações de prevenção de irregularidades”, afirma.

Concurso de Boas Práticas Correcionais 2023

A seleção do projeto da Corregedoria da Codevasf como um dos semifinalistas do Concurso de Boas Práticas Correcionais 2023 levou em consideração critérios como criatividade e inovação, custo-benefício, impactos da iniciativa e contribuição para a efetividade, simplicidade e replicabilidade e aderência a normas e padrões institucionais. O resultado final do concurso será divulgado no próximo dia 3 de novembro.

A Corregedoria da Codevasf é uma das cerca de 200 unidades correcionais do Sistema de Correição do Executivo Federal (SISCOR), que possui como órgão central a Corregedoria-Geral da União, uma das unidades finalísticas da Controladoria-Geral da União.