Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf e Prefeitura de Teresina estimam plantio de 1,4 milhão de árvores na capital piauiense
conteúdo

Notícias

Codevasf e Prefeitura de Teresina estimam plantio de 1,4 milhão de árvores na capital piauiense

publicado: 19/12/2023 18h55, última modificação: 19/12/2023 18h55
Flauber Marques

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participou, nesta terça (19), do lançamento do Plano Diretor de Arborização Urbana de Teresina-PI (Pdau), iniciativa executada por meio de convênio com a prefeitura municipal. Entre os objetivos da ação está o plantio de 1,4 milhão de mudas, nos próximos 20 anos, na capital piauiense para garantir uma cobertura arbórea adequada do espaço urbano em todas as zonas da cidade.

Codevasf e Prefeitura de Teresina estimam plantio de 1,4 milhão de árvores na capital piauiense.jpegAo todo, está sendo investido no plano mais de R$ 656 mil, sendo 70% deste valor oriundo da Codevasf e o restante da Prefeitura de Teresina. Executado em etapas de pequeno, médio e longo prazo, o Pdau diagnosticou a situação de vias públicas, praças, Áreas de Preservação Permanente (APPs) e praças em 37 bairros distribuídos entre as zonas Centro-Norte, Leste, Sudeste e Sul do município.

Equipes da empresa contratada para a elaboração do Pdau realizaram coleta de características de ruas e calçadas, de árvores, tipos de fiações de vias, infraestrutura de lazer, taxa de cobertura vegetal, dentre outras especificidades. No levantamento, foi identificado 10 mil árvores espalhadas em mais de 330 ruas e avenidas, 19 praças e sete parques. Além disso, foi detectado que o número de unidades por quilômetro está abaixo do recomendado e a maioria das 95 espécies encontradas são de nim, mangueira, ipês amarelos e ipês rosas.

O superintendente regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho, avalia a importância da iniciativa para a cidade. “Há décadas, Teresina mantém o título de ‘Cidade Verde’ e nós, cidadãos e poder público, não podemos deixar o processo de urbanização e industrialização intervir nessa característica. É viável unir desenvolvimento às ações que fortalecem a permanência da cobertura arbórea e, para isso, a Companhia dispõe de um corpo técnico de excelência que contribuirá para a implantação do Pdau”, disse.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Luís André Montalverne, destaca a parceria com a Codevasf e Governo Federal, bem como a presença da população na elaboração do Pdau. “Nos primeiros dez anos, a partir de 2024, iniciaremos o plantio em todas as vias públicas da cidade. Com a união de forças entre os entes envolvidos e a sociedade civil tornaremos Teresina um lugar ainda mais agradável para viver”, afirma.

Com a participação do poder público, iniciativa privada e sociedade civil, a finalidade do Pdau é orientar os envolvidos no desempenho de atividades que envolvem a vegetação em logradouros públicos, como planejamento, produção, plantio e monitoramento da arborização do sistema viário e áreas verdes, bem como recuperá-la e ampliá-la, com o intuito de contribuir para manutenção da biodiversidade, equilíbrio ambiental e climático destas regiões, bem como do bem-estar da população e da composição da paisagem urbana.

Crédito da imagem: Flauber Marques