Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf e MPMG firmam cooperação técnica para desenvolver projetos sociais em Minas Gerais
conteúdo

Notícias

Codevasf e MPMG firmam cooperação técnica para desenvolver projetos sociais em Minas Gerais

publicado: 21/12/2023 16h47, última modificação: 21/12/2023 16h47

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, por intermédio da Procuradoria-Geral de Justiça, assinaram, na última terça-feira (19), um termo de cooperação técnica e operacional para implementação de projetos sociais no estado. A solenidade ocorreu no auditório do Consórcio Municipal dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Cimams), em Montes Claros (MG).

Codevasf e MPMG firmam cooperação técnica para desenvolver projetos sociais em Minas Gerais.jpgEntre os projetos, estão “Lixo e Cidadania” e “Próximos Passos”, além de outras ações voltadas para a área de desenvolvimento e revitalização, com inclusão produtiva de populações em situação de vulnerabilidade social.
O diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, afirma que essa parceria busca alavancar ações que já existem e são pioneiras em Minas. “Hoje, a Companhia já está atendendo a cerca de 90 municípios com ações voltadas aos resíduos sólidos, mas a intenção é que esse atendimento chegue aos 343 municípios mineiros atendidos pela Codevasf”, enfatiza.

Os próximos passos do termo firmado com o MPMG incluem o início de novos trabalhos e a continuidade de outros já em andamento, tendo, como exemplo, a entrega de quase 200 triciclos coletores de lixo – equipamentos que auxiliam o trabalho dos catadores na formação de toda a cadeia produtiva.

Outras ações no âmbito de Arranjos Produtivos Locais (APLs), como apicultura, corte e costura e outros, estão na pauta de trabalho da Companhia, com o objetivo de selar a cooperação em benefício da população mineira.

Para o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares, essa parceria é de suma importância para a região, destacando, ainda, que o MPMG sempre se colocará à disposição para apoiar as ações da Codevasf de desenvolvimento socioeconômico no estado.

Além do diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, e do procurador-geral de Justiça do MPMG, Jarbas Soares, participaram do evento e assinaram o termo de cooperação técnica o promotor de justiça, Paulo Cesar Vicente de Limas; a promotora Tatiane Aparecida de Almeida Carvalho; o diretor da Área de Governança e Sustentabilidade da Codevasf, Gil Cutrim, e o superintendente regional da Companhia em Montes Claros (MG), Marco Câmara.