Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf e MIDR entregam Unidades de Extração Mel a associações de 25 municípios, além de Entreposto de Mel para Bocaiúva
conteúdo

Notícias

Codevasf e MIDR entregam Unidades de Extração Mel a associações de 25 municípios, além de Entreposto de Mel para Bocaiúva

publicado: 01/06/2023 17h41, última modificação: 01/06/2023 17h43

Durante o 1º Fórum Desenvolve Sudeste, promovido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento (MIDR) no início da semana, Codevasf e Ministério entregaram oficialmente 25 Unidades de Extração Coletiva de mel a associações de 25 municípios de Minas Gerais. A ação é resultado de investimento de R$ 3,5 milhões e beneficiará cerca de 700 apicultores. Houve ainda o descerramento simbólico da placa de inauguração um Entreposto de Mel implantado pela Companhia em Bocaiúva, com investimento de R$ 2,5 milhões.

1º Fórum Desenvolve Sudeste.jpegDentre as fases da produção apícola, a adequada extração do mel é um processo que exige procedimentos higiênico-sanitários e local e equipamentos adequados, para que se assegure a qualidade e a não-contaminação do produto. O Entreposto de Bocaiúva, por sua vez, tem capacidade de processar 1.000 toneladas de mel por ano e está habilitado a atender aos mercados internos e externos tanto em mel fracionado como em atacado.

No Fórum, o MIDR apresentou as principais ações do Governo Federal nas áreas de proteção e defesa civil, segurança hídrica, desenvolvimento regional e territorial e fundos e investimentos financeiros. A Codevasf foi representada pelo diretor da Área de Revitalização e Sustentabilidade Socioambiental, José Vivaldo Mendonça, e pelo superintendente da Companhia no estado, Marco Câmara.

1º Fórum Desenvolve Sudeste 2.jpegProdutores mineiros de itens como mel, queijo, polpas e peças artesanais expuseram seus produtos aos participantes do evento, realizado em Montes Claros (MG). Na ocasião houve ainda anúncio de liberação de recursos para a instalação de placas fotovoltaicas em benefício da Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas e para disponibilização de equipamentos de extração e processamento de mel para atendimento ao Entreposto e às Unidades de Extração; implantação de novas unidades de Extração; e contratação de serviços de acompanhamento das associações de produtores.