Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf convoca produtores do Pontal para Assembleia Geral sobre criação do Distrito de Irrigação do projeto
conteúdo

Notícias

Codevasf convoca produtores do Pontal para Assembleia Geral sobre criação do Distrito de Irrigação do projeto

publicado: 04/12/2023 19h00, última modificação: 04/12/2023 19h00

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), por meio da 3ª Superintendência Regional em Petrolina (PE), convoca os usuários de água do Projeto Público de Irrigação Pontal para Assembleia Geral sobre a criação do Distrito de Irrigação do projeto. O encontro será realizado no próximo dia 13 de dezembro, a partir das 9 horas no auditório da Fundação Nilo Coelho, localizado na Rua Aristarco Lopes, nº 330, centro de Petrolina.

Codevasf convoca produtores do Pontal para Assembleia Geral sobre criação do Distrito de Irrigação do projeto.jpegO superintendente regional da Codevasf em Petrolina, Edilázio Wanderley de Lima Filho, reforça a necessidade de participação dos usuários de água do Pontal para a criação do Distrito como uma maneira de fortalecer o processo de gestão do projeto. “A criação dessa organização de produtores é o resultado de várias reuniões e discussões realizadas entre a Codevasf e os usuários de água por meio de suas representações”, ressalta.

A Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina vem desenvolvendo diversas ações para a estruturação do Projeto Pontal. O empreendimento representa um grande potencial na geração de emprego e renda na região com o uso da irrigação. No local, já estão plantadas culturas agrícolas no ramo da fruticultura, como uva, banana, manga, goiaba, limão, além de culturas anuais, com destaque para melancia, tomate, melão e abóbora.

Pontal

O Projeto Pontal está localizado em Petrolina, ocupa uma área total de 33.526 hectares, dos quais 6.571 são destinados à área de reserva legal. De acordo com os estudos de pedologia realizados pela Codevasf, 7.717 hectares são considerados irrigáveis. Tendo como fonte hídrica o rio São Francisco, o projeto abrange duas grandes áreas contíguas, denominadas, respectivamente, Norte e Sul, separadas fisicamente pelo riacho Pontal, afluente do rio São Francisco pela margem esquerda.