Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf capacita jovens de Paulo Afonso (BA) na área de manipulação de pescado
conteúdo

Notícias

Codevasf capacita jovens de Paulo Afonso (BA) na área de manipulação de pescado

publicado: 03/10/2023 17h40, última modificação: 04/10/2023 10h12

Pescado 01Um grupo de 13 jovens estudantes da zona rural de Paulo Afonso (BA) foi capacitado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Boas Práticas na Manipulação de Pescado. Por meio da Unidade Regional Descentralizada da Codevasf no município, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o curso ofereceu aos participantes aulas práticas e teóricas sobre o tema. A capacitação foi uma promoção do Projeto Amanhã, ação desenvolvida pela Codevasf para atender jovens oriundos da zona rural com cursos profissionalizantes, seguindo as tendências econômicas da região onde estão inseridos.

O objetivo do curso foi capacitar os futuros trabalhadores com o conhecimento sobre tecnologia de pescado, Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), seguindo os parâmetros tecnológicos apropriados e padrões legais vigentes, estabelecidos pelos Ministérios da Saúde e da Agricultura. A carga horária foi de 40 horas/aula.

A programação incluiu temas como tecnologia do pescado; deterioração do produto; análise sensorial do pescado; cartilha de manipulador com BPF (Boas Práticas de Fabricação); noções sobre plano de controle de qualidade; Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e exercício avaliativo.

Pescado 02Segundo a coordenadora regional do Projeto Amanhã em Paulo Afonso, Greice Dias, “essa capacitação ampliou as perspectivas e oportunidades de trabalho para geração de emprego e renda. Ainda realizamos uma visita técnica em uma indústria de pescado. No local, os alunos conheceram todas as etapas do processamento do produto, desde a entrada da matéria-prima (peixe), lavagem, descamação, processo de filetagem, congelamento, embalagem e expedição. Eles acompanharam a demonstração prática de filetagem e tiveram a oportunidade de realizar isso na própria indústria”, explicou.

Os Instrutores

As 32 aulas teóricas e oito práticas foram ministradas pelo engenheiro de pesca José Jacobina Romaguera Neto, que atua na Codevasf em Paulo Afonso, e pela professora da UNEB, Suzana Menezes Luz de Souza.

José Jacobina Romaguera Neto tem especialização feita no Japão (2000) em Tecnologia do Pescado e Controle de Qualidade. Possui especialização também na área de Segurança no Trabalho e faz parte da Equipe de Controle de Qualidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), integra a Divisão de Inspeção em Pescado (DIPES) e ministra cursos semelhantes em todo o país. Jacobina faz parte do quadro técnico da Codevasf desde 2009 e possui várias publicações e trabalhos sobre o setor da piscicultura no país.

A professora Susana Menezes Luz de Souza possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1993) e mestrado em Aquicultura pela mesma universidade (2007). É pesquisadora do Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Xingó e professora do Campus VIII da Uneb em Paulo Afonso. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, atuando principalmente nos seguintes temas: beneficiamento, pescado, aquicultura, agregação de valor e piscicultura.

Projeto Amanhã

Instituído em 1993, o projeto social tem por objetivo fomentar a organização e a capacitação de jovens na faixa etária de 14 a 26 anos (estudantes de instituições de ensino regular), principalmente de áreas rurais, na área de atuação da Empresa. O Projeto Amanhã prepara os jovens para atuar com autonomia e competência em empreendimentos agropecuários e agroindustriais, proporcionando alternativas para sua inserção no mercado de trabalho. Desde sua institucionalização mais de 33 mil jovens participaram de suas ações educativas na área de atuação da Codevasf e tiveram, assim, melhorias de qualidade de vida e mais oportunidades de emprego e renda.