Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf capacita jovens da região de Paulo Afonso, no Norte da Bahia
conteúdo

Notícias

Codevasf capacita jovens da região de Paulo Afonso, no Norte da Bahia

publicado: 13/07/2023 12h52, última modificação: 13/07/2023 12h52

ação do Projeto Amanhã 6ª SRUm grupo de 18 jovens, filhos de agricultores familiares da comunidade do Juá, município de Paulo Afonso (BA), participou de uma oficina sobre serigrafia promovida pela Companhia de Desenvolvimento dos vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio do Projeto Amanhã. O objetivo da capacitação foi oferecer uma alternativa de emprego e renda para os participantes. O curso foi realizado pela Unidade Regional Descentralizada da Codevasf em Paulo Afonso.

A capacitação integrou a programação do mês do meio ambiente, realizada em junho, que abordou o tema “A arara-azul-de-Lear como instrumento de inclusão socioambiental”. Os trabalhos realizados nas aulas de serigrafia incluíram também como inspiração a vegetação do bioma Caatinga, a fim de sensibilizar a comunidade para a conservação, preservação, manejo da espécie e promoção do turismo sustentável na região.

Os participantes aprovaram a iniciativa. Para a estudante Lívia Cruz Pessoa, “a gente pode até fazer uma faculdade, mas queremos uma renda extra aqui no povoado. Esse curso foi muito bom para isso”, afirma. Gabriela Queiroz de Lima acredita que “o curso descobriu novos talentos e inseriu a figura dos jovens empreendedores no povoado, o que é bom para a comunidade”.

Ao término do curso, houve a entrega simbólica dos certificados aos participantes e montada uma mostra dos trabalhos finalizados pelos alunos.

Projeto Amanhã

Instituído em 1993, na Codevasf, o projeto social tem por objetivo fomentar a organização e a capacitação de jovens na faixa etária de 14 a 26 anos (estudantes de instituições de ensino regular), principalmente de áreas rurais, na área de atuação da Empresa. O Projeto Amanhã prepara os jovens para atuar com autonomia e competência em empreendimentos agropecuários e agroindustriais, proporcionando alternativas para sua inserção no mercado de trabalho. Desde sua institucionalização mais de 33 mil jovens participaram de suas ações educativas na área de atuação da Codevasf e tiveram, assim, melhorias de qualidade de vida e mais oportunidades de emprego e renda.