Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf capacita apicultores com distribuição de enxames em Sergipe
conteúdo

Notícias

Codevasf capacita apicultores com distribuição de enxames em Sergipe

publicado: 20/09/2023 12h22, última modificação: 20/09/2023 12h22

Curso de apicultura em SEA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoveu um curso de práticas apícolas em Canindé de São Francisco. A capacitação, realizada em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), contou com uma inovação: a doação de enxames de abelhas junto com o kit de produção. A iniciativa, ainda em fase piloto, busca melhor estruturação dos produtores beneficiados pela Codevasf.

O curso ocorreu de 13 a 15 de setembro no assentamento Mandacaru, em Canindé de São Francisco, no Alto Sertão de Sergipe. Realizada com apoio do Projeto Convert, da UFS, a capacitação foi ministrada pelo engenheiro florestal Ronaldo Fernandes, analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf em Sergipe, e teve como foco as técnicas de implantação e manejo de apiários.

Ronaldo Fernandes ressaltou que o objetivo da distribuição de enxames junto com os kits apícolas é acelerar o início do processo produtivo. “Se os apicultores recebem os kits com dois ou três enxames, isso faz com que eles já tenham como praticar a atividade desde o início, uma vez que a captura de enxames pode demorar meses para ocorrer”, afirmou o analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf.

O projeto iniciado neste ano busca fornecer enxames produzidos em um apiário para formação de colônias, com abelhas rainhas novas e geneticamente melhoradas. A ação é realizada em conjunto com o Laboratório de Genética e Conservação dos Recursos Naturais da Universidade Federal de Sergipe. “O projeto irá fortalecer toda a cadeia da apicultura, tendo na Codevasf um ponto de excelência na produção de material genético de qualidade”, explicou o engenheiro florestal Ronaldo Fernandes.

A Codevasf investe no fortalecimento da apicultura em Sergipe desde 2006, contribuindo para a instalação de casas de mel e pontos de extração apícola. Este ano, a Companhia tem realizado discussões junto à Universidade Federal de Sergipe e ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) sobre estratégias para potencializar e profissionalizar a cadeia produtiva da apicultura no estado.

registrado em: , , , ,