Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf beneficia municípios do Maranhão com instalação de pontes modulares
conteúdo

Notícias

Codevasf beneficia municípios do Maranhão com instalação de pontes modulares

publicado: 20/07/2023 12h09, última modificação: 20/07/2023 12h09

Pontes no MaranhãoNesta semana, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) completa 49 anos. No Maranhão, a empresa atua em todos os 217 municípios do estado por meio da 8ª Superintendência Regional, sediada em São Luís. Entre as ações de destaque no estado, estão as obras de implantação de infraestruturas de apoio à produção e promoção do desenvolvimento urbano e rural na sua área de atuação, como implantação de modernas pontes de concreto com estrutura de aço. 

Ao todo, a Codevasf concluiu a instalação de um conjunto de onze pontes modulares em substituição às antigas pontes de madeira. As estruturas integram um grupo de pontes que a Companhia tem implantado no estado, em benefício de oito municípios.

O objetivo da iniciativa é facilitar o escoamento da produção agrícola local e melhorar a mobilidade entre as áreas urbana e rural. O resultado é mais segurança para a locomoção de pessoas e aumento da comercialização da produção agrícola. 

As onze pontes concluídas foram implantadas nos municípios de Açailândia, Imperatriz, Caxias, Matões do Norte, Balsas, Vitória do Mearim, Santa Quitéria e Lago da Pedra. Os investimentos somam R$ 10,5 milhões, provenientes de destaques orçamentários descentralizados à Codevasf pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

Para o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Clóvis Paz, investimentos em infraestrutura são ações fundamentais para gerar desenvolvimento. “A substituição de velhas e precárias pontes de madeira por estruturas de concreto e aço melhora a locomoção e oferece conforto e segurança àqueles que trafegam pelas pontes. Além disso, impulsiona o desenvolvimento social e econômico da região, bem como melhora o escoamento da produção e o acesso aos pontos de comercialização, já que minimizam os custos de deslocamentos”, explica Paz.

Em Açailândia, por exemplo, uma ponte foi instalada pela Codevasf sobre o rio Pindaré. Entre os beneficiados estão os moradores do Povoado Novo Bacabal, na divisa entre os municípios de Açailândia e Bom Jesus das Selvas, beneficiando cerca de 147 mil pessoas que residem nas duas cidades O investimento foi de R$ 1 milhão.

A opção da Codevasf pelo sistema de construção de pontes modulares mistas deve-se, entre outros fatores, à superestrutura de peso 65% menor que as pontes convencionais de concreto; redução do custo de transporte; acesso mais simples aos locais de instalação; necessidade reduzida de mão de obra; e alta capacidade de carga.

Outra vantagem apontada é que esse tipo de estrutura é projetada para ter durabilidade superior a 100 anos, sem a necessidade de manutenção periódica, com 50 anos de garantia contra a corrosão, além de utilizar materiais sustentáveis na sua construção. A dimensão das pontes instaladas varia de 10 a 24 metros de extensão por 4,5 metros de largura.