Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf avança nas ações de proteção de nascentes em Goiás
conteúdo

Notícias

Codevasf avança nas ações de proteção de nascentes em Goiás

publicado: 04/08/2023 11h16, última modificação: 04/08/2023 16h46

Nascentes em GoiásA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) autorizou o início das obras de cercamento de nascentes na bacia do rio Meia Ponte, no estado de Goiás. Está prevista a execução de aproximadamente 74,7 mil metros de cerca em torno de nascentes e Áreas de Preservação Permanentes (APPs) do Meia Ponte nos municípios goianos de Itauçú, Inhumas, Damolândia e Ouro Verde.

O rio Meia Ponte tem grande importância no estado. Além de ser o principal manancial de abastecimento da capital, também beneficia várias outras cidades da região metropolitana de Goiânia e ainda contribui para irrigação e indústrias. No entanto, nos últimos anos, devido ao alto consumo – que inclui águas superficiais e subterrâneas – a bacia vem passando por escassez hídrica que se agrava durante o período de estiagem.

“O objetivo do nosso trabalho é aumentar a resiliência das nascentes, especialmente nesta época do ano em que temos a seca mais severa, visando a manutenção da vazão do Meia Ponte e assim a manutenção dos diversos usos, tais como o abastecimento humano, a produção agrícola e industrial”, explica o superintendente regional da Codevasf em Goiás, Abelardo Vaz.

As práticas de conservação de água e solo, como o cercamento de nascentes e implantação de barraginhas e terraços são de grande importância para o aumento da quantidade de água nos mananciais e a prevenção de erosões. “Com a execução deste contrato, daremos significativa contribuição a esse rio tão importante para o estado, colocando em prática toda a expertise da Codevasf em revitalização de bacias adquirida com atuação em diversas bacias nos estados de Minas Gerais, Bahia e Piauí”, afirma a técnica da Codevasf Bárbara Nascimento, fiscal do contrato.

Na avaliação do prefeito de Inhumas, João Antônio Ferreira, a ação demonstra a importância do trabalho da Codevasf no estado. “O rio Meia Ponte, a exemplo do Araguaia, é um patrimônio dos goianos. É motivo de muita satisfação vermos a Codevasf, com tão pouco tempo de atuação no estado, trazer esse benefício à nossa população. A Codevasf realmente tem demonstrado ser uma grande parceira, pois além dessa obra de cercamento de nascentes, o município já foi beneficiado com vários equipamentos que têm contribuído para o desenvolvimento e o escoamento de nossa produção agrícola”, comemora Ferreira.

Mais ações

Além do contrato para cercamento de nascentes na bacia do Meia Ponte, a Codevasf também está executando cercamento de nascentes na bacia do rio das Almas, nos municípios de Goianésia e Petrolina – já foram executados 16.3 mil metros - e a implantação de barraginhas e terraços em Petrolina de Goiás (GO).

Há a previsão de serem iniciadas, ainda neste ano, as ações de proteção de nascentes na bacia do rio Piancó, em Anápolis (GO), outro importante manancial que sofre com stress hídrico no período de seca.