Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf apresenta resultados de projeto de produção do camarão-pitu em Sergipe ao MIDR
conteúdo

Notícias

Codevasf apresenta resultados de projeto de produção do camarão-pitu em Sergipe ao MIDR

publicado: 27/04/2023 12h49, última modificação: 27/04/2023 12h49

Reunião com MDIR SergipeO projeto de produção de camarão-pitu, realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Sergipe, foi tema de reunião promovida nessa quarta-feira (26) pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Na ocasião, houve apresentação dos resultados do projeto e foi discutida a viabilidade de reproduzi-lo no estado do Amapá.

O superintendente regional Marcos Alves Filho e o engenheiro de pesca Alexandre Delgado, responsável técnico pelo projeto, apresentaram os resultados obtidos até o momento. Iniciado em 2018, já foram produzidas mais de 60 mil pós-larvas da espécie, considerada em risco de extinção na bacia do rio São Francisco. Para o ano de 2023, é prevista a produção de mais 100 pós-larvas de camarão-pitu.

Os dados foram apresentados a representantes do MIDR e de diversas instituições no estado do Amapá, incluindo órgãos do Governo do Estado, prefeituras, Sebrae, Senar, Senai, Embrapa e instituições de ensino superior. A reunião também teve a participação do diretor da Área de Revitalização da Codevasf, José Vivaldo Mendonça; do chefe da Unidade de Pesca e Aquicultura, Hermano Santos; e do gerente regional de Revitalização da Codevasf em Sergipe, Ricardo André.

“É muito gratificante ver que o trabalho que desenvolvemos é Sergipe é considerado uma referência. Agradeço a oportunidade dada pelo Ministério da Integração de podermos apresentar esse projeto e estamos à disposição para discutir novas parcerias que possam aumentar o seu impacto”, afirmou o superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Marcos Alves Filho.

A produção de camarão-pitu em Sergipe é realizada no Centro Integrado de Recursos Pesqueiro se Aquicultura de Betume, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas. Somente em 2023, cerca de 10 mil pós-larvas foram inseridas no rio São Francisco em ações de repovoamento da fauna pesqueira. O camarão-pitu está registrado no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.