Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf apresenta projeto de adutora às comunidades que serão atendidas com água tratada no Norte da Bahia
conteúdo

Notícias

Codevasf apresenta projeto de adutora às comunidades que serão atendidas com água tratada no Norte da Bahia

publicado: 15/08/2023 12h01, última modificação: 15/08/2023 12h01

Reuniao Adutora JuazeiroCerca de seis mil pessoas serão beneficiadas com água tratada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com a implantação de um Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) entre o distrito do Junco, no interior do município de Juazeiro, e a região de Curral Velho, em Campo Formoso, no Norte da Bahia. O investimento é da ordem de R$ 32 milhões.

O projeto da obra foi apresentado aos representantes das comunidades que serão beneficiadas durante reunião com o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Miled Cussa Filho, no auditório da Superintendência Regional de Juazeiro.

“Para nós é uma satisfação muito grande recebê-los na Codevasf, colher as informações que nós incorporaremos ao projeto, mas sobretudo ter a satisfação de poder levar água, que é vida, que é necessidade básica de cada ser humano – água tratada para todos vocês”, afirmou o superintendente Miled Cussa durante o encontro.

Reuniao Adutora Juazeiro 02Cerca de 30 pessoas de 21 comunidades participaram da reunião. Na oportunidade, foram feitos vários questionamentos sobre a obra. Maria Rosimeire de Oliveira Lopes, presidente da Associação Agropecuária de Marruá, na localidade do Salitre, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, foi uma das participantes. “Nós sofremos muito tempo com a falta de água, pagando carro-pipa para encher nossas cisternas. Hoje, recebemos a notícia que vai chegar água tratada nas torneiras de nossas casas. É um sonho muito antigo que está começando a virar realidade”, conclui.

Segundo o gerente regional de Revitalização e Sustentabilidade Socioambiental da Companhia em Juazeiro, Luciano Gomes da Rocha, a obra deverá ser licitada ainda este ano.

Sobre a obra

De acordo com o projeto, serão beneficiados os povoados de Alegre (1 e 2), Bebedouro Grande (1 e 2), Gangorra, Campestre, Goiabeira (1 e 2), Manga (1 e 2), Manoel Patrício, Marruá, Passagem do Sargento (1 e 2), Pateiro, Pau Preto, Sobradinho e Curral Velho.

A água bruta captada no Perímetro Irrigado Salitre, em Juazeiro, percorrerá uma rede de aproximadamente dez quilômetros até uma Estação de Tratamento de Água (ETA) na localidade de Bebedouro Grande.

A adutora de água tratada e a rede de distribuição percorrerão uma distância projetada de 139 quilômetros e estão previstas nesse trajeto uma Estação Elevatória de Água Tratada principal (EEAT), quatro estações elevatórias intermediárias (Boosters) e 17 reservatórios.