Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf apresenta Plano de Recursos Hídricos em evento alusivo ao mês do Meio Ambiente, no Maranhão
conteúdo

Notícias

Codevasf apresenta Plano de Recursos Hídricos em evento alusivo ao mês do Meio Ambiente, no Maranhão

publicado: 27/06/2023 10h54, última modificação: 27/06/2023 15h34

MA 01Como parte das comemorações do mês do Meio Ambiente, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional no Maranhão, participou do V Seminário Anual de Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente do Estado do Maranhão, realizado no último domingo (25), no Parque Estadual do Rangedor, em São Luís. Durante a programação, a gerente regional de Revitalização e Sustentabilidade Socioambiental da Codevasf no Maranhão, Éricka Cunha, fez uma palestra sobre “Plano de Recursos Hídricos”.

O roteiro da apresentação incluiu a base legal do tema, uma breve explanação sobre bacias hidrográficas e finalizou com uma mostra da efetiva participação da Codevasf na elaboração de Planos de Recursos Hídricos na região onde atua.

“Destaque para o Plano de Recursos Hídricos do Rio São Francisco, elaborado em 2004 e atualizado em 2016, com metas para execução até 2025. Falamos também, no âmbito do estado, das etapas de elaboração do plano de recursos hídricos do Itapecuru e do Mearim e do Diagnóstico da Situação dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba. O Mearim, inclusive, já está com o Termo de Referência elaborado. São estudos cujo objetivo é promover o conhecimento da atual condição hídrica da bacia desses rios, suas características ambientais, metas de racionalização e pressões de uso”, explica a gerente.

“A lei que define os Planos de Recursos Hídricos estabelece que eles são planos diretores que visam fundamentar e orientar a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e o gerenciamento dos recursos hídricos. Trata-se, portanto, de planos de longo prazo, com horizonte de planejamento compatível com o período de implantação de seus programas e projetos”, comenta o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Clóvis Paz.

Promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (SEMA/MA), o evento contou com atividades relevantes para a área ambiental, com palestras abordando temas ligados a projetos de conservação, fauna silvestre, recursos hídricos e planos de bacias hidrográficas.