Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf apoia premiação de jovens por projetos das áreas de água, meio ambiente e sustentabilidade
conteúdo

Notícias

Codevasf apoia premiação de jovens por projetos das áreas de água, meio ambiente e sustentabilidade

publicado: 23/05/2023 14h41, última modificação: 23/05/2023 15h34

Companhia participou da etapa brasileira do Prêmio Jovem da Água de Estolcomo 2023, voltado a jovens de 15 a 20 anos

Pela primeira vez, a Companhia dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) marcou presença na etapa brasileira do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP), durante o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), em Belo Horizonte. A Companhia é uma das patrocinadoras do evento.

Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2.jpegNa cerimônia de premiação, que ocorreu na segunda-feira (22/5), o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira — que esteve acompanhado do diretor de Revitalização e Sustentabilidade, Vivaldo Mendonça; do superintendente da Companhia em Minas Gerais; e de técnicos da Companhia —, fez discurso parabenizando os jovens participantes.

“Projetos como esses são capazes de encontrar soluções e alternativas sustentáveis para sérios problemas que fazem parte do nosso dia a dia. Além disso, significam um importante estímulo para que jovens se engajem no caminho da ciência e da inovação, caminho que muitas vezes esbarra em falta de incentivo ou de investimento, se tornando difícil de ser trilhado”, disse Marcelo Moreira.

O diretor-presidente da Codevasf afirmou ainda que ações como as do Stockholm Junior Water Prize, e ações permanentes, como as da ABES e de empresas que compartilham objetivos semelhantes, a exemplo da Codevasf, é possível encontrar caminhos para solucionar desafios comuns. “O nosso propósito na Codevasf é levar desenvolvimento para áreas mais necessitadas e construir oportunidades, integrando regiões e transformando vidas de forma planejada e sustentável”, ressaltou.

Prêmio Jovem da Água de Estocolmo.jpegNa ocasião, Marcelo Moreira participou da rodada de perguntas sobre os projetos e da entrega do prêmio ao vencedor da etapa. O projeto Biogrape: inovação para o tratamento de efluentes têxteis a partir de celulose bacteriana do vinho, da aluna Amanda Ribeiro Machado, orientado pela professora Flávia Twardowski, foi vencedor da etapa nacional brasileira. Biogrape é uma alternativa sustentável ao tratamento dos efluentes têxteis produzidos pelas indústrias para diminuir a poluição dos recursos hídricos a partir de resíduo agroindustrial da produção de vinho.

Disputa científica

O Prêmio Jovem da Água de Estocolmo é uma disputa científica internacional realizada na Suécia, que contempla e divulga trabalhos de estudantes de 15 a 20 anos voltados para a solução de problemas práticos relacionados à água. A cada edição, o prêmio reúne trabalhos de jovens inovadores ao redor do mundo, com projetos relacionados aos temas água, saneamento e sustentabilidade, motivando-os a buscarem soluções relacionadas voltadas a esses assuntos.

A premiação é organizada anualmente em duas etapas: uma nacional, realizada em cada um dos países participantes, e uma internacional, na qual ocorre a grande final. A vencedora da competição desta edição, Amanda Ribeiro Machado, representará o Brasil na final internacional do Stockholm Junior Water Prize, realizada durante a Semana Mundial da Água, em Estocolmo, na Suécia.

De acordo com o edital, os temas dos trabalhos podem ser do campo de ciências naturais, sociais, esportes, saúde, arte, música, desde que tenham como objetivo a melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio de gestão de recursos hídricos, conservação do meio ambiente, tratamento de água ou efluentes e qualidade da água. Os projetos desenvolvidos podem ser locais, regionais, nacionais ou globais.

A participação da Codevasf no Stockholm Junior Water Prize 2023 está alinhada a valores corporativos, a objetivos estratégicos e à missão da Companhia, que consiste em "Promover o desenvolvimento regional de forma integrada e sustentável nas bacias hidrográficas, contribuindo para a redução de desigualdades". Entre os oito valores corporativos listados no Planejamento Estratégico Institucional da Codevasf estão a "sustentabilidade," a "inovação" e o "foco na sociedade".