Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Cisternas implantadas pela Codevasf no semiárido potiguar promovem condições de acesso à água
conteúdo

Notícias

Cisternas implantadas pela Codevasf no semiárido potiguar promovem condições de acesso à água

publicado: 11/08/2023 15h11, última modificação: 12/08/2023 09h13

Famílias de cinco municípios da região do semiárido potiguar foram beneficiadas com a instalação de cisternas para abastecimento humano pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A região possui índices pluviométricos baixos, com chuvas que se concentram nos meses de dezembro e janeiro. Agora, com as cisternas, as famílias poderão armazenar água de maneira segura e adequada.

Cisternas implantadas pela Codevasf no semiárido potiguar promovem condições de acesso à água.jpegA Codevasf implantou 89 cisternas de polietileno com vida útil de 50 anos nos municípios de Lajes Pintadas, Paraná, João Câmara, Severiano Melo e São Miguel. A ação de implantação dos equipamentos foi realizada em três semanas. Para a aquisição dos equipamentos, a Codevasf investiu cerca de R$ 990 mil por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para a Companhia.

Todos os municípios beneficiados são atendidos pela Operação Carro-Pipa, executada pelo MIDR e pelo Exército Brasileiro. Com a instalação das cisternas nas residências, as famílias contam com um equipamento adequado para armazenamento de até 16 mil litros, que é a capacidade do reservatório. Com isso, será possível abastecer uma família de quatro pessoas por aproximadamente seis meses.

Uma das famílias beneficiadas foi a de Eliete Bezerra, moradora da zona rural do município de São Miguel. Ela e a família, de cinco pessoas, agora podem contar com água suficiente para beber e cozinhar por um longo período. “Antes dessa cisterna, a gente armazenava água numa caixinha de mil litros. Era uma dificuldade só. Colocava água no jumento para encher a bacia e quando enchia, durava poucos dias, quatro ou cinco dias, dependendo. Com esse programa de cisterna, hoje é uma riqueza”, afirma.

A família de Edivânia Vicente, moradora da zona rural do município de João Câmara, também comemora a chegada do equipamento que pôs fim à luta diária para buscar água na cisterna de sua mãe, que mora um pouco distante da família. “A gente não tinha onde juntar água. Eu ia buscar na cisterna da casa da minha mãe. Sempre precisava ir lá buscar. Trazia no carro de mão. A chegada da nossa cisterna facilitou muito nossa vida. Está menos cansativo. Tenho água perto e está muito bom”, diz.

Para o superintendente regional da Codevasf no Rio Grande do Norte, Wellington Dias Lopes Júnior, promover condições de acesso à água possibilita a mudança da realidade das famílias beneficiadas em uma região com condições hídricas adversas. “Após concluirmos pela viabilidade social e técnica da instalação do reservatório, rapidamente conseguimos mudar a realidade hídrica de uma família que não tinha como reservar água. Ainda que não estejamos na estação chuvosa, criamos condições para outras esferas do poder público prover água potável para a família”, explica.

O estado do Rio Grande do Norte possui 88% de seus municípios situados na região do semiárido brasileiro. Ao todo, a Companhia já implantou mais de 500 cisternas em municípios potiguares, o que representa investimento de cerca de R$ 4,5 milhões em segurança hídrica para famílias que vivem na região.