Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Canal do Sertão Baiano é debatido em audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia
conteúdo

Notícias

Canal do Sertão Baiano é debatido em audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia

publicado: 01/06/2023 11h35, última modificação: 01/06/2023 11h35

Audiência ALBAO diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, participou, nesta quarta-feira (31), da audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Salvador (BA), para debater o projeto do Canal do Sertão Baiano, a ser executado pela Companhia. A reunião, proposta pela Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Turismo, contou com a participação de secretários de pastas estratégicas do Governo do Estado, parlamentares federais e estaduais, além de prefeitos e vereadores de municípios que serão contemplados com o projeto.

Em sua explanação, Moreira informou que o projeto básico do canal do Sertão Baiano está em desenvolvimento. “O projeto prevê tanto o abastecimento de água para consumo da população, quanto o investimento de irrigação ao longo de todo o canal. Neste momento, estamos atualizando essa demanda hídrica dos 44 municípios atendidos diretamente e de mais alguns projetos e algumas barragens que estão previstas ao longo do canal”, disse.

O Canal deverá mobilizar investimentos de R$ 4,62 bilhões. O empreendimento terá 300 quilômetros de extensão e será fonte de água para consumo humano e para o desenvolvimento de atividades produtivas diversas em 44 municípios da Bahia. A estrutura também proverá suprimento hídrico para as bacias hidrográficas dos rios Salitre, Tourão/Poções, Itapicuru e Jacuípe. 

Cerca de 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas. Aproximadamente 70 mil agricultores poderão ser beneficiados com o aumento da oferta hídrica, que tem como fonte o rio São Francisco. O canal também deverá promover o surgimento de 45 mil empregos diretos e indiretos e novas oportunidades de renda para a população. 

Municípios beneficiados pelo Canal do Sertão Baiano: Andorinha, Antônio Gonçalves, Caém, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Candeal, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Filadélfia, Gavião, Ichu, Itiúba, Jacobina, Jaguarari, Juazeiro, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapéu, Mundo Novo, Nova Fátima, Ourolândia, Pé de Serra, Pindobaçu, Pintadas, Piritiba, Ponto Novo, Queimadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, Santaluz, São Domingos, São José do Jacuípe, Saúde, Senhor do Bonfim, Serrolândia, Sobradinho, Tapiramutá, Umburanas, Valente, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova e Uauá.

Foto: Paulo Mocofaya/Agência ALBA