Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Acordo fortalece ações de preservação e recuperação de nascentes na bacia do Parnaíba
conteúdo

Notícias

Acordo fortalece ações de preservação e recuperação de nascentes na bacia do Parnaíba

publicado: 13/07/2023 10h48, última modificação: 13/07/2023 11h14

Acordo com IFPIA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou, nesta semana, a entrega de cinco veículos ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). A ação representou mais uma etapa de um acordo de cooperação técnica celebrado entre as instituições, o qual busca a proteção e recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) de nascentes na bacia do rio Parnaíba.

Com o objetivo de contribuir para o aumento da disponibilidade hídrica, melhorias das condições hidroambientais locais e disseminação de boas práticas de conservação de água e solo no desenvolvimento das atividades produtivas no meio rural, o acordo contempla projetos desenvolvidos pelo IFPI nas cidades de Buriti dos Lopes, Cocal, Corrente, José de Freitas, Milton Brandão, Pedro II, Piripiri e Teresina.

O superintendente regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho, destacou a importância dos itens entregues para a execução dos projetos. “Estamos dando continuidade às etapas do acordo. Os veículos servirão para auxiliar na fase de estudos de seis microbacias da bacia do rio Parnaíba e levantamento da situação de degradação com vistas à recuperação destes pontos”, afirmou. Na oportunidade, também foram entregues 361 rolos de arame farpado, cada um deles com 500 metros.

Anteriormente, a Companhia já havia fornecido ao Instituto seis notebooks, seis impressoras multifuncionais a laser monocromáticas, seis câmaras multifuncionais, seis medidores multiparâmetros e respectivas soluções, além de sondas para análise de água. Esses equipamentos e materiais também servirão para desenvolvimento de projetos de preservação e recuperação de nascentes.

“Agradecemos a parceria com a Codevasf. A ideia é incentivar esse programa para que seja modelo não só para o Piauí, mas para o Brasil inteiro”, destacou o reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha. A entrega dos veículos e materiais ocorreu na sede do IFPI em Teresina e também contou com a presença de diretores dos campi no estado, docentes e técnicos da Companhia.