Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Ação da Codevasf beneficia catadores de materiais recicláveis no Norte de Minas
conteúdo

Notícias

Ação da Codevasf beneficia catadores de materiais recicláveis no Norte de Minas

publicado: 16/10/2023 10h07, última modificação: 16/10/2023 10h07

Catadores MGAssociações de catadores de materiais recicláveis em municípios mineiros estão sendo estruturadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com transportes e equipamentos para execução da atividade. Além de gerar renda, a ação, iniciada em 2022, proporciona melhorias nas condições ambientais.

Entre os equipamentos fornecidos, estão caminhões e triciclos, que são bicicletas adaptadas e acopladas a uma carreta, utilizadas para transporte dos recicláveis dos locais de coletas até os galpões de processamento dos materiais.

Em cerca de um ano, a Codevasf já forneceu 500 triciclos, beneficiando dezenas de associações de catadores na região do Vale do São Francisco em Minas Gerais. “Tendo em vista a grande demanda apresentada por prefeituras municipais e associações de catadores, a tendência é ampliarmos essas entregas em território mineiro”, afirma o superintendente Marco Câmara, da 1ª Superintendência Regional da Codevasf, com sede em Montes Claros (MG).

Benefício social

Por ser umas das maiores cidades de Minas Gerais, com mais de 440 mil habitantes, Montes Claros, no Norte de Minas, foi a primeira cidade a ser contemplada com essa ação da Codevasf. O município foi atendido com 50 triciclos e caminhões, além de outros equipamentos para os serviços de coleta.

Segundo o presidente da Associação Amor e Vida, Josmar Xavier dos Santos, são centenas de famílias beneficiadas com o trabalho de catadores na cidade. “Estamos propiciando não só geração de renda e melhoria no trabalho desenvolvido pelos catadores, mas, principalmente, devolvendo dignidade a esses cidadãos em situação de vulnerabilidade social”, enfatiza.

Em Janaúba, a Codevasf, em parceria com a Prefeitura, repassou 12 triciclos para atendimento ao trabalho de catadores que atuam na coleta seletiva no município. Para a janaubense Diana Oliveira Araújo, mãe de quatro filhos e atuando há quase dois anos como coletora de recicláveis, a chegada dos triciclos mudou toda a dinâmica do trabalho. “Agora dá para produzir até três vezes mais, com menor esforço em menos tempo, sem esse negócio de carregar volumosos sacos na cabeça e podendo percorrer mais bairros da cidade”, conclui a catadora.