Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 140 municípios da Paraíba já foram beneficiados com ações da Codevasf
conteúdo

Notícias

140 municípios da Paraíba já foram beneficiados com ações da Codevasf

publicado: 26/06/2023 13h02, última modificação: 26/06/2023 13h02

Paraíba 01A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) já beneficiou 140 municípios na Paraíba desde o início da sua atuação no estado, em outubro de 2021. As ações envolvem recursos da ordem de R$ 267 milhões e visam ao desenvolvimento regional por meio da entrega de tratores, máquinas pesadas e implementos agrícolas; perfuração de poços; construção de cisternas e obras de pavimentação de vias.

No apoio à estruturação de atividades produtivas, a Codevasf no estado atua na aquisição e doação de máquinas e equipamentos visando apoiar a produção agrícola e promover a melhoria na qualidade de vida da população. De acordo com levantamento feito pela empresa, até o momento já foram entregues 95 tratores agrícolas; 49 veículos, como caminhões-pipa, compactadores de lixo e caçambas; 70 máquinas pesadas, como retroescavadeiras, motoniveladoras e pás carregadeiras; 213 implementos agrícolas, como grades aradoras, niveladoras, plantadeiras e carretas agrícolas.

Paraíba 02Os equipamentos pesados auxiliam a execução de serviços públicos, fortalecem empreendimentos locais e impulsionam o desenvolvimento socioeconômico das regiões atendidas, sendo utilizadas na construção e manutenção de estradas, terraplenagem, escavações entre outras ações.

Além da entrega de máquinas e equipamentos, a Codevasf na Paraíba tem atuado em ações que visam a segurança hídrica de comunidades localizadas em áreas de difícil acesso à água. A Companhia já perfurou 26 poços em 14 municípios - Bernardino Batista, Boa Ventura, Diamante, Joca Claudino, Pilõezinhos, Pitimbu, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Santa Helena, São João do Rio do Peixe, Sousa, Triunfo, Uiraúna e Vieirópolis - , atendendo cerca de 1,3 mil pessoas.

Também foram construídas 380 cisternas que atendem aproximadamente 1,9 mil pessoas, em oito municípios - Cajazeiras, Conceição, Itaporanga, Poço de José de Moura, São João do Rio do Peixe, São João do Tigre, São José de Piranhas e São Sebastião do Umbuzeiro.

Na área de desenvolvimento urbano e rural, a Companhia executa obras de pavimentação em tratamento superficial duplo (TSD), Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e intertravado, além de recapeamento asfáltico. Mais de 85 municípios serão beneficiados ao todo, totalizando cerca de 32 km de vias pavimentadas.

Codevasf na Paraíba

A Codevasf, conforme a Lei nº 14.053, de 08 de setembro de 2020, tem autorização para atuar em todos os 223 municípios do estado da Paraíba, incorporando à área de atuação da Companhia todas as bacias hidrográficas no estado. A empresa opera na Paraíba por meio da 13ª Superintendência Regional, que fica sediada na capital João Pessoa.