Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Reforma da barragem do rio Paranã vai fomentar produção irrigada sustentável no Nordeste de Goiás
conteúdo

Notícias

Reforma da barragem do rio Paranã vai fomentar produção irrigada sustentável no Nordeste de Goiás

publicado: 30/12/2022 11h31, última modificação: 30/12/2022 11h31

ParanãA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) tem realizado obras de revitalização da barragem do rio Paranã, situada na divisa entre os municípios de Flores de Goiás, São João d'Aliança e Formosa, na região Nordeste do estado de Goiás. Os investimentos são superiores a R$ 8 milhões.

Nessa primeira etapa de intervenções, houve remoção da vegetação que cresceu ao longo da barragem e foi realizada uma recomposição com solo e cimento. Houve ainda a instalação de uma manta de bidim, célula geotêxtil que serve como impermeabilizante, e implantação de um revestimento de concreto, para solucionar problemas causados pela erosão. Também como parte dessa etapa, a Codevasf realizou licitação com o objetivo de promover a recuperação da descarga de fundo, que é responsável por manter o rio em continuidade.

“A Codevasf mantém projetos de irrigação na bacia do rio São Francisco que anualmente respondem por valor bruto de produção superior a R$ 4 bilhões. Essa experiência da Companhia está sendo gradualmente trazida para Goiás, com obras e projetos que vão fomentar a produção em um estado em que a vocação agrícola é bastante presente”, afirma o diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Luís Napoleão Casado.

De acordo com Paulo Cerqueira, engenheiro agrônomo da Codevasf que integra a equipe de fiscalização da obra, a barragem do rio Paranã possibilitou na região a ampliação da oferta de água para abastecimento humano e a produção de arroz e soja, consorciada com a criação de gado, além de ter proporcionado a perenização do rio.

“Essa reforma é de grande importância pelo aspecto ambiental, já que, com essas intervenções, a Codevasf auxilia o Governo do Estado de Goiás, empreendedor da obra, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-GO), no atendimento às condicionantes da Agência Nacional de Águas (ANA)”, afirma Cerqueira.

Atualmente, encontra-se em andamento, numa parceira entre a Codevasf e a Seapa-GO, um estudo de viabilidade técnica para implantação do projeto de irrigação no Assentamento Santa Maria, que fica próximo à barragem.

Sobre a barragem

A barragem do rio Paranã foi construída para aumentar a oferta hídrica para produtores rurais e fomentar a produção agrícola irrigada na região. Ela está dentro do projeto de irrigação Flores de Goiás, que possui cerca de 11 mil hectares de área irrigável. A estrutura tem 1.650 metros de extensão de aterro e capacidade de armazenamento de 195 milhões de metros cúbicos de água.

Em maio de 2021, a Codevasf e o Governo do Estado de Goiás emitiram a ordem de serviço para as obras de reforma estrutural. Após a conclusão do talude jusante, do vertedouro, do talude montante e da crista da barragem, está prevista uma segunda etapa, de reforma mecânica, hidráulica e elétrica.