Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Mel de aroeira do Norte de Minas recebe selo de Indicação Geográfica do Inpi
conteúdo

Notícias

Mel de aroeira do Norte de Minas recebe selo de Indicação Geográfica do Inpi

Apicultura da região é desenvolvida com o suporte da Codevasf
publicado: 18/02/2022 12h00, última modificação: 01/11/2022 13h59

Mel de aroeiraO mel de aroeira do Norte de Minas Gerais recebeu neste mês registro de Indicação Geográfica (IG), na modalidade Denominação de Origem. O selo, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi), agrega valor à produção da região e garante a originalidade do produto em relação a suas qualidades específicas.

A cadeia produtiva da apicultura na região recebe o apoio de instituições como Codevasf, Funed, Banco do Nordeste, Sebrae, Unimontes e associações de apicultures, entre outras.

A Codevasf auxilia os produtores da região na estruturação de suas atividades e na capacitação dos apicultores. “Estamos extraindo um produto diferenciado numa região seca, e mantendo a floresta em pé. A partir dessa Indicação Geográfica esperamos que novos mercados sejam acessados e que o apicultor seja recompensado”, afirma Marco Câmara, superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais.

No contexto da certificação, a Codevasf deu suporte à realização de pesquisa que identificou características específicas do mel de aroeira e providenciou a coleta do mel em mais de 56 municípios da região, para realização das análises e identificação da região produtora.

A região do mel de aroeira é composta por 64 municípios, que estão inseridos em uma área de transição entre o Cerrado e a Caatinga, com clima árido e poucas chuvas. Isso contribui para a adaptação de plantas como a aroeira-do-sertão. Em razão de suas qualidades, atualmente o mel de aroeira tem valor de mercado médio 40% superior ao do mel silvestre. A certificação auxiliará na inserção do produto em novos mercados no Brasil e no exterior.

Foto: SRVO-Funed / Divulgação